A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a prorrogação por mais 90 dias do afastamento cautelar do prefeito de Piraju, José Maria Costa (PSD). Segundo o MP, a dilatação do prazo tem como objetivo evitar "riscos à instrução processual e à prática de novos ilícitos".
"Ademais, tendo em conta que ainda não se iniciou a fase instrutória da presente ação, com a realização de audiência de instrução para a oitiva de testemunhas, tem-se como latente o risco de interferência do réu na instrução processual e colheita dos depoimentos em juízo, vez que o requerido continua a praticar atos concretos de ameaças a servidores públicos estáveis e comissionados" diz a promotoria.
Conforme divulgado, o chefe do Executivo foi afastado do cargo no dia 12 de agosto pelo juiz de direito Tadeu Trancoso de Souza. Ele é acusado de improbidade administrativa com dano ao erário público e enriquecimento ilícito.
O caso envolve a utilização de servidores e máquinas da prefeitura de Piraju em uma propriedade rural ligada ao prefeito afastado sem o recolhimento das taxas municipais no período de agosto de 2023 a março desse ano. O MP verificou que até caminhões com pedra brita e água foram destinados à propriedade de forma ilegal.
Com a decisão, o prefeito em exercício Carlinhos Pneus (PL) continuará à frente do cargo até o final do mandato.