ECONOMIA
A data oficial da Black Friday é no final do mês, mas muitos comerciantes aproveitam o mês inteiro para atrair clientes com descontos e promoções. Veja orientações para não cair em propagandas enganosas e fraudes.
A Black Friday é realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, mas lojistas da região aproveitam o mês inteiro para fazer promoções, na tentativa de atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Apesar de muitas pessoas considerarem esse o momento ideal para adquirir um produto desejado, é também um período muito esperado pelos golpistas, que se aproveitam para enganar os consumidores, por isso é necessário tomar cuidado para não cair em golpes.
Nesse período, em que os consumidores começam a maratona de pesquisas em busca dos melhores preços para os produtos que desejam comprar.
Veja as orientações do Procon para alertar a população sobre propagandas enganosas e fraudes, para evitar que clientes sejam lesados e caiam em golpes nessa época.
1- Faça um planejamento prévio
Promessas de que uma promoção é única e nunca mais voltará a acontecer podem não ser verdade. As lojas fazem ofertas em vários momentos e, a depender do produto, pode valer a pena esperar um pouco.
2- Faça pesquisa de preço
Não apenas listar quais são as prioridades de compra é uma tarefa importante, como também fazer uma boa pesquisa de preços antes de qualquer coisa. As lojas podem ter preços diferentes entre si para os mesmos produtos.
3- Procure pelos sites confiáveis
Fraudadores podem se passar por lojas confiáveis e aplicar golpes em milhares de consumidores. Para evitar passar por uma situação do tipo, priorize sites conhecidos e confiáveis.
4- Atenção à forma de pagamento escolhida
Especialistas recomendam o uso do cartão de crédito virtual, que pode ser gerado através dos aplicativos de bancos e são válidos apenas para uma compra. Esse processo dificulta a clonagem e facilita o cancelamento da compra em caso de golpes.
5- Cuidado com as práticas abusivas
Essa época com maior volume de compras também pode levar a um aumento das práticas abusivas nos comércios. Uma das mais comuns é a venda casada. Se a loja condicionar a venda de um cinto à aquisição, também, de uma blusa, por exemplo, ela pode ser punida.
Veja outras orientações que devem ser seguidas antes de efetuar a compra:
- Pesquise o CNPJ e o histórico da empresa que comercializa pela internet e nas lojas físicas antes da compra;
- Veja se realmente precisa do produto ou vai comprar apenas pra gastar dinheiro;
- Monitore o valor do produto que deseja com antecedência pra evitar falsas promoções;
- Exija sempre nota fiscal;
- Desconfie do produto se estiver com preço muito barato.
Além disso, Ivan Rezende, gestor do Procon de Taubaté, orienta que é importante checar a reputação da empresa que está realizando a venda ou também ver os dados na plataforma 'Reclame Aqui'.
O Procon reforça ainda sobre a importância da cautela e da pesquisa antes de finalizar uma compra na Black Friday.
Ao seguir essas dicas, os consumidores podem aproveitar as promoções de forma segura e consciente, evitando surpresas desagradáveis durante um dos maiores eventos de compras do ano.