Depoimento sugeriu que prefeito teria dado anuência para fraude no lançamento de dados para pagamento
Foto: Marcos Pellegatti
O prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani (PSD), veio a público nesta quarta-feira (13) para contestar as declarações feitas pela veterinária Rafaela Xavier de Mello Zilio durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no Programa de Bem-Estar Animal (ProBem).
Rafaela afirmou que, durante o primeiro atendimento do programa, em 2023, em que Diego esteve presente para registrar o momento inaugural, o prefeito teria sugerido registrar um procedimento com outro nome, orientando que fosse lançado como "vítima de envenenamento" para facilitar o pagamento. Segundo ela, o prefeito teria explicado que “é assim que a gente faz na Santa Casa também", e disse que a clínica poderia lançar o valor de R$ 100 pelo que foi feito, “só não está com o nome certo.” A veterinária declarou que teve receio quanto à sugestão e que teme possíveis desdobramentos.
Durante entrevista à rádio Band FM, na data de hoje, Rafaela esclareceu que não ouviu pessoalmente as supostas declarações do prefeito, mas que teria recebido as informações de Márcia Gaspar, diretora do ProBem.
Em sua resposta, Diego Singolani classificou as declarações como falsas e informou que já acionou seu advogado para tomar medidas judiciais. Segundo ele, o atendimento citado pela veterinária foi um caso de emergência, registrado de forma regular e classificado como clínico pelo ProBem, conforme divulgado em suas redes sociais na época.
O prefeito também afirmou que desde agosto está diretamente à frente de negociações com clínicas e profissionais veterinários para solucionar pendências acumuladas, reiterando que todas as operações do programa foram coordenadas pela diretora Márcia, responsável pelo edital e pelas autorizações de serviços.
Antes de iniciar um período de férias, Diego afirma ter solicitado a abertura de um processo administrativo e uma auditoria técnica para garantir que os pagamentos realizados pelo programa estejam em conformidade com os contratos firmados. Ele finalizou a nota reiterando sua disposição para colaborar com a CPI e reafirmou seu compromisso com a transparência e a regularidade do ProBem.
Nota oficial de Diego Singolani na íntegra;
Esclarecimento do Prefeito Diego Singolani sobre Declarações na CPI
Venho a público esclarecer os fatos relacionados ao depoimento da médica veterinária Rafael Xavier de Mello Zilio, na CPI realizada ontem, dia 12. A visita mencionada por ela foi um atendimento de urgência, devidamente registrado e classificado como clínico pelo Programa, conforme publiquei em minhas redes sociais à época.
As declarações da profissional não condizem com a verdade. Por essa razão, já acionei meu advogado para tomar as medidas legais cabíveis, incluindo uma ação judicial.
Desde agosto, tenho tratado diretamente com clínicas e veterinários para solucionar pendências acumuladas. Reforço que todas as operações do Programa foram conduzidas pela Diretora Márcia, responsável pela elaboração do edital e pelas autorizações necessárias.
Antes de sair de férias, determinei a abertura de um processo administrativo e de uma auditoria técnica para garantir que os pagamentos sejam feitos de acordo com os contratos firmados. Reitero que estou à disposição da CPI e reafirmo meu compromisso com a transparência e a regularidade do Programa.
Diego Singolani
Prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo
Fonte: Página D