NOVA GESTÃO
Em seu primeiro mês de atuação desde que assumiu a operação dos serviços de água e esgoto na cidade, a Ourinhos Saneamento têm realizado uma série de manutenções emergenciais nas redes, sempre com comunicação prévia à população, divulgando por meio dos veículos de comunicação da cidade e de suas redes sociais, com antecedência, os serviços que serão executados e que afetarão o abastecimento de água nos bairros adjacentes do local de execução do serviço. Outra ação que está sendo feita de forma gradativa é a troca de hidrômetros danificados ou que não permitem a visualização do consumo, pelos leituristas. Outra mudança significativa que já vem sendo sentida pela população, é o atendimento 24h por meio do 0800 e o whatsapp, além de uma equipe operacional 24h, a fim de realizar atendimentos emergenciais, o que faz com que os usuários tenham acesso ininterrupto ao setor de atendimento da empresa, podendo desta forma resolver eventuais problemas ou dúvidas, de forma ágil e rápida, sem necessidade de ir a agência, o que contribui também para ‘desafogar’ o atendimento presencial, feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Avenida Altino Arantes, nº 890.
Principais mudanças
Em entrevista exclusiva ao Tribuna Ourinhense, na quarta-feira, 27, o Diretor Técnico Eduardo Caldeira, o Gerente Geral da Ourinhos Saneamento, Rodrigo Medeiros e o Gerente Comercial Luís Henrique Rodrigues e falaram sobre as principais mudanças que estão sendo feitas, as dúvidas existentes, explicaram porque têm ocorrido diversas manutenções emergenciais na cidade nas últimas semanas, além de informar os principais investimentos que serão feitos ao longo dos próximos anos.
Segundo Eduardo Caldeira as manutenções têm sido mais freqüentes pela maneira diferente da empresa atuar. “É preciso ressaltar que as ocorrências emergenciais quando acontecem, nós fazemos as intervenções necessárias. Mas além disso, nós temos uma busca ativa. Anteriormente, a postura era mais passiva, o serviço era feito quando chegava a demanda. No nosso caso, nos antecipamos e ao localizar a necessidade de uma intervenção, já solucionamos antes que aconteça o problema e também de forma definitiva, e não paliativa, como acontecia antes, ou seja a tendência é que com o tempo essas ações sejam cada vez menos freqüentes. Por isso, muitas vezes quando divulgamos o comunicado ou é emergencial ou programado. Além disso, a medida em que foi iniciado o processo de transição da gestão da SAE para a Ourinhos Saneamento, se diminuiu o número de intervenções feitas pela SAE e então se acumulou uma série de trabalhos a fazer. Na loja comercial também sentimos isso, a medida em que as pessoas começaram a ir lá e ver que seu problema era resolvido rapidamente, a procura aumentou e por conta disso, hoje está ‘bombando’ de solicitação de serviços, além de outros antigos que estavam ‘represados’ e a gente tem procurado atender, na medida do possível, e resolver estas situações que já estavam pendentes. Na verdade é que devido ao acúmulo destas demandas e com a atuação pró-ativa que temos tido, a sensação que se terá é que piorou a situação, para que posteriormente sentir a grande melhora do sistema como um todo. Outro ponto muito importante é que a população poderá entender melhor qual seu consumo e os valores cobrados e nossos leituristas estão sendo treinados para que dêem informações e expliquem as eventuais dúvidas e também no caso de problema nos hidrômetros, para que explique ao nosso cliente o porque da troca e faça a ordem de serviço para efetuá-la”, explicou.
Caldeira falou ainda sobre os investimento que serão feitos nos próximos três anos pela Concessionária. “Nós teremos dois grandes desafios nos próximos três anos, que é a redução das perdas na distribuição de água e a questão do esgoto. Para que a gente execute essa quantidade de obras e intervenções necessárias, nós precisaremos realizar estudos de soluções, projetos executivos, direcionamento e portanto, o ano de 2025 será usado para elaborar estes projetos, fazer este planejamento e qual a solução correta adequada. Por exemplo, para se construir uma Estação de Tratamento de Esgoto, teremos que fazer um projeto, ter licenciamento prévio, a aprovação da CETESB. Mas é claro que ao longo do ano continuaremos a fazer quando necessário, a troca de redes, solucionar de maneira ativa os vazamentos, e para tanto, a partir do ano que vem teremos uma equipe para buscar os vazamentos existentes, em pontos ocultos não visíveis, fazer troca de hidrômetros, adequação de cavaletes, novas ligações, ou seja, as pessoas poderão começar a sentir na prática, a melhoria dos serviços prestados, com os investimentos que serão feitos. Porém, os investimentos mais volumosos serão feitos nos anos de 2027 e 2028, num total previsto pelo contrato de R$ 73 milhões”, informou.
Rodrigo Medeiros nos contou quais são as principais dúvidas da população em relação ao atendimento. “No atendimento, uma das principais dúvidas tem sido sobre a emissão da fatura de lixo. No mês de novembro iniciamos o que a gente chama de leitura zero, e nesta leitura, nós emitimos a fatura de lixo, que é referência/novembro, e como a população já tinha recebido a referência/outubro que a SAE emite, mas a conta no mês seguinte, então no mês de novembro, eles já tinham a fatura da SAE, com água, esgoto e lixo, que é referência/outubro e nós emitimos somente o lixo, no mês de novembro, o que gerou muita dúvida e fez as pessoas acharem que teriam uma cobrança dupla, mas não é, pois a referência de outubro está sendo cobrada em outubro e de novembro, no próprio mês. Pois, ao contrário da SAE, nós fazemos a leitura, faturamos e cobramos no mesmo mês. Portanto, apenas em dezembro teremos uma nova fatura, com água, esgoto e lixo, com vencimento no próprio mês. É importante ressaltar que a apesar de fazermos a cobrança da taxa de lixo, na conta, esse recurso será posteriormente destinado à Prefeitura de Ourinhos. Um ponto positivo que temos sentido, é que a população já se habituou a tirar suas dúvidas ou até mesmo solicitar serviços como pequenos reparos ou a troca de hidrômetros, pelo 0800 ou pelo whatsapp, ou seja, hoje o nosso cliente pode resolver qualquer problema de forma digital, sem precisar se dirigir a agência”, explicou.
Luís Henrique Rodrigues explicou como será a nova tabela tarifária, a partir de dezembro. “Nós iniciaremos a leitura no dia 03, já com a nova tabela tarifária, passando o consumo mínimo de 05 para 10 m³, e neste universo, a troca de hidrômetros que já não estavam funcionando corretamente será primordial para que estas pessoas entendam e saiba qual é o consumo real dela e isso acabará impactando na questão do consumo consciente da água também. É importante ressaltar que na fatura estará explicado quanto a mais o cliente irá pagar por cada m³ cúbico acima dos 10 m³, então, caso tenha qualquer dúvida, poderá entrar em contato com nossos canais de comunicação, ou até mesmo de forma presencial, e outro ponto importante a informar é que juntamente com o consumo continuará a vir a taxa de lixo. Quero também esclarecer que nosso prazo de vencimento é bem diferente da SAE que era entre 30 e 45 dias após a leitura, e o nosso é entre 7 e 10 dias. É importante lembrar também que a taxa de esgoto cairá de 70% do consumo, para 50%”, destacou.