Levantamento mostra que mulheres estão à frente de 16.235 negócios nas 23 cidades atendidas pelo Escritório Regional do Sebrae-SP
Um levantamento realizado pelo Sebrae-SP com base nos relatórios da Receita Federal mostrou que as mulheres representam 47% do total de Microempreendedores Individuais (MEIs) nas 23 cidades atendidas pelo Escritório Regional de Ourinhos.
Na pesquisa, que considera o número de MEI ativos até novembro de 2024, os municípios que fazem parte da regional de Ourinhos somam 34.526 de microempreendedores. As mulheres são responsáveis por 16.235 destes negócios, enquanto 18.291 pertencem aos homens.
Keila Fernandes da Silva é um exemplo disso. Ela tem 47 anos, é estudante de moda e trabalha como auxiliar fiscal em um escritório contábil. Há dois anos, resolveu criar um brechó com as peças que estavam sem uso no seu guarda-roupa. Ela montou a loja na sala de casa e, hoje, o brechó já ocupa três cômodos da residência.
“Eu já pensava em começar algo para complementar minha renda e tive a ideia do brechó. Sempre gostei muito de garimpar e decidi começar com as minhas próprias roupas. Sou apaixonada pelo que faço e estou mostrando que podemos parar de comprar em excesso e ter um consumo consciente, reutilizando as peças que já foram de outras pessoas”, contou.
Há cidades na região em que as mulheres são a maioria à frente dos negócios. Em Ipaussu, elas representam 51,89%. Dos 1.056 MEIs ativos, 548 são mulheres e 508 são homens. Já em Espírito Santo do Turvo, o percentual é de 50,87%. Dos 456 Microempreendedores Individuais ativos, 232 são mulheres e 224 são homens.
Em outros municípios, elas estão próximas de representar a metade do número de MEIs. Em Ourinhos, o percentual de mulheres é de 48,13%. Do total de 10.678, 5.140 são mulheres e 5.538 são homens. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o percentual de mulheres é 48,81%. Dos 4.695 MEIs, 2.292 são mulheres e 2.403 homens. Piraju tem 45,19% de mulheres. Dos 2.821 microempreendedores, 1.275 são mulheres e 1.546 são homens.
Dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e os números mostram a força que as mulheres têm na economia dos municípios. “No empreendedorismo, a mulher traz um tempero extra de agregação e inovação, sendo muito influenciadas por questões sociais e de bem coletivo. Sua participação no meio revela não só um empreendedorismo por necessidade, mas um empreendedorismo motivado pela grande oportunidade em que as mulheres vêm se inserindo”, destacou Leandro Lourenço, gerente regional do Sebrae-SP.
O Escritório Regional do Sebrae-SP é responsável pelo atendimento nos municípios de Águas de Santa Bárbara, Bernardino de Campos, Canitar, Cerqueira César, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Fartura, Iaras, Ipaussu, Itaí, Manduri, Ourinhos, Óleo, Piraju, Ribeirão do Sul, Sarutaiá, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Taguaí, Tejupá, Taquarituba e Timburi.