O prefeito eleito de Ourinhos, Guilherme Gonçalves (Podemos), gerou entusiasmo e debate ao prometer, via redes sociais, um Natal inesquecível para 2025. “Se preparem todas as cidades, Natal do ano que vem Ourinhos será uma cidade a ser visitada”, escreveu no Facebook. O post, feito no feriado do último dia 15, já acumula mais de 1,2 mil curtidas e reacendeu discussões sobre a falta de investimentos no comércio local e na revitalização do centro da cidade.
Nos comentários, os moradores cobraram melhorias estruturais e citaram o exemplo de Ipaussu, cidade menor que se destaca pelas decorações natalinas feitas localmente e pelos custos reduzidos. “Todo ano a Prefeitura faz umas decorações simples, as pessoas saem daqui para ver os enfeites de Ipaussu”, comentou Cleide Ferreira. Emerson Cavalcante reforçou a crítica, pedindo responsabilidade no uso do dinheiro público. “Que seja feito com responsabilidade, e não contratando empresas que cobram R$ 500 mil. Ipaussu tem um bom exemplo, feito tudo na cidade meses antes”. Santa Cruz do Rio Pardo também se destaca por suas ruas e praças enfeitadas para o Natal, com ênfase para o reaproveitamento de material reciclável e engajamento dos alunos das escolas municipais no projeto.
As queixas refletem um histórico de abandono. Desde o início do mandato de Lucas Pocay (PSD), em 2017, os comerciantes do centro reclamam de falta de diálogo e investimentos na área. Paulo, dono de uma loja de eletrônicos, registra problemas recorrentes: “Nem lavaram ou pintaram o calçadão em 2019 ou 2020. As lixeiras foram detonadas, as pedras portuguesas sem manutenção, e até as lâmpadas dos postes foram trocadas pelos lojistas”. Apesar disso, ele demonstra esperança: “Acredito que Guilherme será mais acessível e interessado no comércio, que é uma grande força econômica e geradora de empregos para Ourinhos”.
Guilherme Gonçalves, em um tom provocativo, escreveu nos comentários de sua publicação: “Às vezes, deixando esse post, esse ano faz algo diferente pra movimentar nosso comércio”. A crítica à gestão atual sugere uma “ponta de esperança” de que a pressão popular ainda possa motivar mudanças antes da troca de comando.
- Em 2022, a árvore de Natal flutuante do lago do Royal Park rendeu um grande problema jurídico para o prefeito Lucas Pocay.
- Em 2019, brinquedos de parque de diversões ficaram esquecidos na praça Mello Peixoto.