CRIME VIRTUAL
Ataque aconteceu na tarde de quarta-feira (30), quando o sistema utilizado pelos funcionários municipais parou de funcionar. Sistema foi normalizado na sexta-feira (1º).
Um grupo de hackers invadiu os sistemas da Prefeitura de Pirajuí (SP), paralisou os serviços online e solicitou mais de R$ 5 milhões para resgate na tarde de quarta-feira (30).
De acordo com o boletim de ocorrência, os funcionários fizeram queixas sobre falha no sistema por volta das 14h, quando o representante da Prefeitura se dirigiu até o servidor central, que é terceirizado por uma empresa, e foi informado que a conexão havia sido comprometida por um ataque hacker.
Todos os arquivos estavam criptografados e tanto o sistemas dos servidores quanto as áreas de acesso ao público externo foram comprometidos. Setores como Finanças, Compras, Recursos Humanos, Secretaria de Saúde, Educação, Fundação Educacional 29 de Março, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foram afetados pela ação.
As orientações de desbloqueio foram enviadas pelos criminosos, solicitando o valor milionário para resgate.
Em nota, a Prefeitura de Pirajuí (SP) afirma que um backup de segurança, tanto físico como digital, foi realizado minutos antes do ocorrido, o que garantiu que nenhum dado fosse perdido. Além disso, de acordo com o suporte técnico da Prefeitura, o sistema foi reestabelecido na manhã desexta-feira (1).