Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


'Profeta eleitoral' define vencedor da corrida presidencial nos EUA

Em 40 anos, Allan Lichtman apenas errou sua previsão uma vez, em 2000; saiba mais

Donald Trump e Kamala Harris
Foto: @instagram | Reprodução



A corrida presidencial nos Estados Unidos da América começou oficialmente nesta terça-feira, 5. O mundo inteiro está de olho para saber quem será o novo ocupante da Casa Branca. Os favoritos são: o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris.


O jornal francês Le Monde publicou suas expectativas para a disputa presidencial, afirmando que deve ser uma ‘fase cheia de reviravoltas e amarguras’. Já o Le Parisien, por sua vez, publicou as previsões ‘Nostradamus Americano’, o historiador Allan Lichtman, de 77 anos.


Tratado como uma espécie de 'profeta eleitoral', Allan Lichtman desenvolveu um modelo matemático que chama de ‘As 13 chaves da Casa Branca’. Com base nessa fórmula, ele consegue prever o vencedor das eleições. Em 40 anos de atuação no ramo estatístico, ele apenas errou uma vez, no ano de 2000.

De acordo com o Le Parisien, em 2024, o profeta eleitoral prevê Kamala Harris como nova presidente dos Estados Unidos. Segundo o jornal, as vantagens da democrata são os resultados positivos da administração de Joe Biden, a união do partido por trás de sua candidatura e os reflexos positivos na saúde e economia. Isso sem contar a ausência de polêmicas para manchar sua imagem.

Em contrapartida, Donald Trump não tem apoio unânime dos republicanos, tem problemas relacionados com a política externa, principalmente envolvendo a guerra na Faixa de Gaza.

Outro jornal francês, o Libération, classificou o início da votação nos EUA como ‘porta aberta para uma fase difícil’. O editorial analisa uma possível vitória de Trump. As urnas devem ser fechadas ainda hoje. Mais de 75 milhões votaram antecipadamente.


Fonte: Terra

Coockies