Segundo empresa contratada para recolher animais soltos na cidade, são cavalos, vacas e bois que ficam nas ruas gerando riscos de acidentes no trânsito e também de transmissão de doenças.
Em Marília (SP), a empresa contratada para capturar animais de grande porte soltos na cidade recolheu, de janeiro a setembro deste ano, 147 desses animais. São cavalos, vacas e bois que estavam soltos nas ruas gerando riscos de acidentes no trânsito e também de transmissão de doenças.
Segundo a empresa, as regiões da cidade que mais concentram esse tipo de ocorrência são as zonas norte, sul e oeste.
Flagrantes de animais soltos são registrados frequentemente em todas essas regiões, como nos bairros Jardim Cavallari, Jardim Califórnia, Padre Nóbrega e Nova Marília.
Quem abandona animais na rua comete crime de maus-tratos, segundo a prefeitura e pode ser multado em R$ 70,72 e em caso de reincidência a multa pode ser dobrada.
As denúncias de animais soltos podem ser feitas pelo Whats App (14) 9-9849-9364. O atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.
Animais de grande porte soltos na rua podem causar acidentes; em Marília empresa faz a apreensão deles — Foto: TV TEM/ Reprodução
Se o animal tiver proprietário ou tutor, este tem 72h após a apreensão para buscá-lo mediante pagamento de multa.
Os animais recolhidos que não tenham dono ou tutor são reabilitados (cirurgias e tratamentos), microchipados, castrados, vacinados e vermifugados.
Após reabilitação, os animais são disponibilizados para adoção via feiras, redes sociais e, agora, através do site da prefeitura.
Já os animais não adotados ficam sob cuidados da empresa em um local amplo com área de sol e sombra, espaço coberto para proteção contra chuvas, frio, recebendo alimentação balanceada, medicamentos necessários e atendimento veterinário 24 horas.
Empresa apreendeu quase 150 animais em 9 meses em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução
Fonte: G1