Estado de São Paulo registrou aumento nos casos de resfriado pelo vírus Influenza, inclusive nas cidades do centro-oeste paulista. Em Bauru (SP), o aumento foi de 79% comparado com 2023.
Vacinação está abaixo dos 50% nas duas regiões — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
As regiões de Bauru (SP) e Marília (SP) registraram um aumento significativo dos casos de Influenza comparado com os números de 2023.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), de janeiro a 25 de outubro de 2024, foram registrados 196 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo vírus na região do Departamento Regional de Saúde de Bauru (SP).
Em comparação com 2023, foram registrados 109 casos, representando um aumento de 79%. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no município é de 49%.
Regiões de Bauru e Marília registram aumento nos casos de Influenza em 2024
Já no Departamento Regional de Saúde de Marília (SP), foram contabilizados 141 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com um aumento de quase 90% em comparação com 2023, quando foram confirmados 75 casos. A cobertura vacinal na região é de 46%.
O surgimento do vírus nesta época do ano é surpreendente, já que seu pico é no início do outono e no inverno. De acordo com o infectologista Emy Akiyama, do Hospital Israelita Albert Einstein, existe o fator da temperatura, pois houve menos períodos frios neste ano.
A transmissão da Influenza é por meio de secreções ou gotículas ao tossir, falar ou espirrar, ou pelo contato com superfícies contaminadas. Os sintomas da gripe causados por esse vírus são febre, calafrios, dores, tosse, coriza e fadiga.
É comum a recuperação em cerca de duas semanas, mas, em caso de complicações como a pneumonia, é preciso procurar atendimento médico.
Fonte: G1