Centro Cultural Special Dog inaugura uma “sala de cinema” para exibir a trilogia completa, apresentando em sequência os três curtas-metragens produzidos em Santa Cruz do Rio Pardo
No próximo dia 11 de novembro, Santa Cruz do Rio Pardo vai conferir de perto e ao vivo a sua interessante vocação Hollywoodiana.
O cinema que chegou na cidade apenas para comemorar o final da pandemia, acabou encontrando um terreno muito fértil para a produção cinematográfica e da experiência do primeiro filme acabaram resultando mais duas obras.
Tudo começou em 2.021, quando os criadores e produtores estrearam na cidade o primeiro curta-metragem produzido em parceria com o Centro Cultural: “O Bem Sempre Retorna”, um filme emocionante que conta a estória de três crianças que fazem de tudo para ajudar um pipoqueiro sem trabalho, nas vésperas do Natal.
Estreado por alunos e moradores da cidade, “O Bem Sempre Retorna” apresentou nas telas o protagonismo de Breno Sesca (no papel de Pedro), Raissa Pedroso (vivendo a menina Rafa), Julia Cordeiro (como a amiga Carol) e Oswaldo Eugênio (no papel de Seu João, o pipoqueiro em apuros). Um grande show de talento dos atores mirins e amadores, isso sem falar no grande número de personagens e figurantes, compostos por moradores de Santa Cruz do Rio Pardo, que tornaram a produção inesquecível.
O sucesso do empreendimento foi tão surpreendente que a equipe do cinema acabou criando um projeto mais amplo e dessa vez a ideia foi filmar uma trilogia; ou seja, três filmes com mensagens de esperança e felicidade sobre a vida cotidiana.
Depois de criar o primeiro curta que mostrava a compensação incrível que surge da boa ação ao próximo; o segundo filme veio para trazer a lição de que todos os problemas podem ser resolvidos com os efeitos milagrosos do Natal, além de um pouco de boa vontade e uma boa dose de disposição para melhorar.
“A Semente do Natal” foi lançado em 2.022 e dessa vez, além do elenco local, a produção apresentou um consagrado ator, Leonardo Medeiros, que veio especialmente a cidade para viver o personagem Alfredo, o avô que conta a netinha uma engraçada história de sua infância, quando um verdadeiro milagre o salvou de repetir de ano, as vésperas de um esperado Natal.
O ator de renome nacional contracenou com Marcela Vieira (vivendo a netinha, Gigi) e Alberto Nishimura (que representou Alfredo na sua época da infância); duas outras grandes surpresas para o Centro Cultural.
Depois dessa grande produção, em 2.024, a iniciativa de produzir cinema local ainda se somou a ideia de convidar o público da cidade para colaborar com a criação da história e para isso foi lançado um concurso de ideias.
“O que seria um grande presente na sua vida”?
Com essa provocação, o Centro Cultural convidou a todos para enviarem suas ideias, escrita de forma suscinta como um simples “argumento” e a melhor sugestão se transformaria em uma história a ser filmada pela equipe de cinema.
Dessa vez, além do concurso de ideias sobre o tema, outra grande atriz brasileira foi convidada para estrear a fita. Depois de escolhida a sugestão vencedora, o roteiro foi criado e Eliete Cigarini, atriz de cinema, televisão e teatro veio protagonizar a história de uma avó que comemora uma situação emocionante de sua vida enquanto relembra outros tantos momentos simples, de intensa felicidade, nos seus tempos de menina.
A estreia do filme “O Presente da Vida” será no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto e a programação especial da ocasião conta com a exibição dos três curtas metragens, em sequência, além da participação dos atores e do grande elenco das três produções.
Um verdadeiro encontro de estrelas para celebrar os 10 anos da instituição e também a criação do departamento de cinema do Centro Cultural que, em janeiro desse ano, promoveu uma grande Academia de Oficinas e Workshops sobre todos os temas da produção cinematográfica para fomentar novos talentos entre jovens interessados na sétima arte.
No dia 11 de novembro, às 20 horas é a grande noite de estreia – avant-première – do mais novo filme, produzido em meados deste ano. Nesse grande evento, a cidade vai conhecer a nova produção, mas antes irá relembrar as duas anteriores, pois a ideia é mostrar a trilogia completa, com as três mensagens que culminam com o verdadeiro propósito do Centro Cultural: “transformar o presente de todos em algo muito melhor”.
Para tornar tudo ainda mais emocionante, a exibição cinematográfica será recheada com muita pipoca e para participar da memorável noite, basta doar um brinquedo novo ou em bom estado, pois o Natal encantado da instituição também já está sendo preparado e dessa vez, a iniciativa vai passar pela doação de presentes para as crianças.
A comemoração da década do Centro Cultural está chegando ao fim, devendo culminar na incrível Cantata de Natal que promete muitas surpresas para a plateia, mas até lá, a intenção é aproveitar cada momento desse grande ano que, além das festas, trouxe muita evolução e novas possibilidades para a instituição que não para de sonhar.
“O PRESENTE DA VIDA”
Noite de estreia com a exibição da trilogia completa
“O BEM SEMPRE RETORNA” (2021) e “A SEMENTE DO NATAL” (2022)
Data: 11 de novembro de 2024;
Horário: Às 20h;
Local: Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto;
Ingresso: Doação de brinquedo novo ou usado em bom estado;
Informações