Obra clássica inspirou trabalho da escritora Bia Fioretti, que conduzirá a atividade durante a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Ourinhos
Há mais de um século, Alice caiu na toca do coelho e levou consigo milhões de leitores para o fascinante País das Maravilhas. Publicada em 1865, a história de Lewis Carroll revolucionou a literatura mundial e habitou o imaginário das crianças, além de inspirar obras como a da escritora paulistana Bia Fioretti, cujo trabalho poderá ser conhecido na próxima quinta-feira, 28 de novembro, durante a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade na unidade de Ourinhos.
Bia conduzirá, às 19h30, o workshop e a noite de autógrafos de seu livro Os Segredos de Alice no País das Maravilhas. De forma lúdica e educativa, a atividade conecta personagens do clássico infantil às diferentes fases do ciclo feminino, destacando o poder do conhecimento sobre o próprio corpo como ferramenta de empoderamento e combate ao machismo e à violência psicológica. Promove, ainda, uma profunda reflexão sobre o feminino como força transformadora e essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao final, haverá distribuição de exemplares do livro.
A Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Ourinhos será realizada de 27 a 29 de novembro. Trata-se de um evento gratuito e aberto ao público que visa promover conversas sobre inclusão, igualdade e representatividade.
Mais atrações
Além disso, a Jornada terá um encontro transmitido ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube, no dia 26 de novembro, às 15h, com o tema Feminino e Saúde Mental, que reunirá especialistas como a psicóloga, palestrante corporativa, terapeuta somática e comunicadora, Ediane Ribeiro, que é especialista em saúde mental, estresse e regulação emocional, além do psicólogo, professor no Hospital Albert Einstein e sócio-diretor do Espaço Diálogo SP (coworking para profissionais da saúde), Bruno Reis.
Outros destaques da programação:
27/11, às 20h – Peça teatral Sementes (Re)existentes + Roda de Conversa
A apresentação do grupo Panela de Expressão, dirigida por Karina Zimmermann, destaca a história de Branca, uma mulher rotulada e aprisionada como "louca" ou "impura" por um sistema opressor. A narrativa explora sua dor, resistência e busca por liberdade, promovendo reflexões sobre igualdade de gênero, desafios femininos e a luta por direitos e justiça.
29/11, às 20h – Roda de Conversa: Histórias que Cruzam Fronteiras
Uma discussão emocionante sobre os desafios e conquistas de refugiados e imigrantes em Ourinhos e região, com convidados especiais como o cubano Edito Ariel Sánchez Santana e o russo Pavel Kuzin.
O evento será um espaço para ouvir relatos emocionantes, refletir sobre as questões que envolvem a migração e o refúgio e discutir formas de inclusão e acolhimento na cidade. Mais do que uma conversa, é uma oportunidade para estreitar laços, combater preconceitos e construir uma sociedade mais solidária e compreensiva.
Mais informações podem ser consultadas no endereço eletrônico: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade-2/.
Serviço
Jornada Senac de Inclusão e Diversidade - Senac Ourinhos
Data: 27 a 29 de novembro
Local: Senac Ourinhos
Endereço: Rua Duque de Caxias, 679 – Vila Recreio – Ourinhos/SP
Informações: www.sp.senac.br/senac-ourinhos