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Consulta pública irá discutir concessão e pedágio nas rodovias Raposo Tavares e Mello Peixoto em Ourinhos

ECONOMIA

A partir de 2025, as rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Mello Peixoto (SP-278), que cortam Ourinhos, poderão ser pedagiadas como parte do projeto de concessão do Lote Paranapanema, promovido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). A proposta prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo um total de 211 km de rodovias estaduais, conectando municípios entre Ourinhos e Itapetininga.


Consulta pública e audiências

A ARTESP abriu uma consulta pública que estará disponível entre os dias 9 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025, permitindo que a população envie sugestões e contribuições por meio de um formulário eletrônico no site da agência.


Além disso, serão realizadas três audiências públicas presenciais e híbridas para debater o projeto:

16 de dezembro, às 10h: Câmara Municipal de Ourinhos (Rua Expedicionário 1550).

17 de dezembro, às 10h: Auditório Municipal Alcides Rossi, Itapetininga (Praça dos Três Poderes, nº 1000).

18 de dezembro, às 10h: Auditório da ARTESP, com participação presencial e online.

Benefícios previstos

O projeto inclui obras de infraestrutura que prometem melhorar a segurança e fluidez do tráfego, como:

Implantação de faixas adicionais;

Construção de acostamentos, dispositivos de acesso e passarelas;

Melhorias na ligação entre Itapetininga e Ourinhos.

A concessão abrangerá trechos das rodovias:

Raposo Tavares (SP-270);

Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189);

Mello Peixoto (SP-278);

Acesso Ivens Vieira (SPA-204/270);

Engenheiro Edson Martins de Lara (SPA 245/270).


Impacto para Ourinhos

Para os moradores de Ourinhos, a possibilidade de instalação de pedágios na Raposo Tavares e na Mello Peixoto pode gerar debates intensos sobre os custos para motoristas e empresas locais. O município será palco da primeira audiência pública, no próximo dia 16 de dezembro, oferecendo uma oportunidade para que a população manifeste suas opiniões sobre a concessão.

O leilão para definir a concessionária responsável está previsto para o primeiro semestre de 2025, como parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

A população é incentivada a participar das discussões, que definirão os rumos das rodovias que conectam e impactam diretamente o cotidiano e a economia da região.



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