ECONOMIA
A partir de 2025, as rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Mello Peixoto (SP-278), que cortam Ourinhos, poderão ser pedagiadas como parte do projeto de concessão do Lote Paranapanema, promovido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). A proposta prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo um total de 211 km de rodovias estaduais, conectando municípios entre Ourinhos e Itapetininga.
Consulta pública e audiências
A ARTESP abriu uma consulta pública que estará disponível entre os dias 9 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025, permitindo que a população envie sugestões e contribuições por meio de um formulário eletrônico no site da agência.
Além disso, serão realizadas três audiências públicas presenciais e híbridas para debater o projeto:
• 16 de dezembro, às 10h: Câmara Municipal de Ourinhos (Rua Expedicionário 1550).
• 17 de dezembro, às 10h: Auditório Municipal Alcides Rossi, Itapetininga (Praça dos Três Poderes, nº 1000).
• 18 de dezembro, às 10h: Auditório da ARTESP, com participação presencial e online.
Benefícios previstos
O projeto inclui obras de infraestrutura que prometem melhorar a segurança e fluidez do tráfego, como:
• Implantação de faixas adicionais;
• Construção de acostamentos, dispositivos de acesso e passarelas;
• Melhorias na ligação entre Itapetininga e Ourinhos.
A concessão abrangerá trechos das rodovias:
• Raposo Tavares (SP-270);
• Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189);
• Mello Peixoto (SP-278);
• Acesso Ivens Vieira (SPA-204/270);
• Engenheiro Edson Martins de Lara (SPA 245/270).
Impacto para Ourinhos
Para os moradores de Ourinhos, a possibilidade de instalação de pedágios na Raposo Tavares e na Mello Peixoto pode gerar debates intensos sobre os custos para motoristas e empresas locais. O município será palco da primeira audiência pública, no próximo dia 16 de dezembro, oferecendo uma oportunidade para que a população manifeste suas opiniões sobre a concessão.
O leilão para definir a concessionária responsável está previsto para o primeiro semestre de 2025, como parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
A população é incentivada a participar das discussões, que definirão os rumos das rodovias que conectam e impactam diretamente o cotidiano e a economia da região.