HOMENAGEM
Na próxima quarta-feira, 11, se comemora em todo o país, o Dia Nacional das APAE’s, uma das entidades de maior representatividade no atendimento a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla no Brasil uma das entidades mais importantes e respeitadas no Brasil.
A APAE de Ourinhos que comemorou 56 anos de fundação na cidade e atualmente atende 520 pessoas com deficiência Intelectual, Múltipla, Autismo e suas famílias, é considerada atualmente uma das melhores do Brasil.
Com a missão de promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e sem preconceitos. Os atendimentos são prestados nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, incluindo Equoterapia e Hidroterapia.
História das APAE’s no Brasil
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma sociedade civil e filantrópica, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência mental. A APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em 2 mil municípios em todo o território nacional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, a pedido da Federação Nacional das APAEs, mostrou que a APAE é conhecida por 87% dos entrevistados é tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na Rede Pública de Saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, e a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.
O Movimento Apaeano
O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. Atualmente, o movimento congrega a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações Estaduais e 2 mil APAEs distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a mais de 244 mil pessoas com deficiência. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.
Origem da data
A data foi criada em 2001, em referência à fundação da primeira APAE no país.
A APAE é fruto de um movimento pioneiro no Brasil para prestar assistência médico-terapêutica as pessoas com deficiência intelectual.
Esse movimento surgiu no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954.
Beatrice e George Bemis, diplomatas representantes dos Estados Unidos, ao chegarem ao Brasil, naquele ano, não encontraram nenhuma entidade de acolhimento para um filho com a síndrome de Down.
O fato motivou o casal a lutar por um organismo que contemplasse o atendimento às pessoas com deficiência intelectual. Aliaram-se aos diplomatas, pais, amigos e médicos das pessoas com deficiência e, com eles, nasceu a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE - em março de 1955, em uma reunião na sede da Sociedade Pestalozzi do Brasil, para escolha do seu Conselho Deliberativo.
A APAE, contando com o apoio e o espaço cedido pela Sociedade Pestalozzi, deu início aos seus trabalhos pedagógicos; conseguiu formar duas turmas com 20 crianças com deficiência, nesse mesmo ano de 1955.
Os contextos sociopolítico, econômico e cultural no qual a APAE foi fundada categorizavam as pessoas com deficiência múltipla e intelectual como diferentes dos demais, provocando dificuldades na aprendizagem. Por conseguinte, as instituições de ensino público e privado excluíam essas pessoas dos processos de ensino e aprendizagem que ofereciam à população escolar.
O movimento apaeano se ampliou para outras capitais e a posteriori para as cidades do interior dos estados. Entre os anos de 1954 a 1962 surgiram dezesseis APAEs em todo o Brasil.
]]>