Comunicado foi utilizado pela primeira vez durante a chuva noturna desta quinta-feira (26) no município.
Alerta de deslizamentos por ‘cell broadcast’ foi emitido pela primeira vez por Órgãos da Defesa Civil em Marília — Foto: Defesa Civil
Os órgãos da Defesa Civil utilizaram, pela primeira vez, uma tecnologia que permitiu emitir o alerta de risco alto de deslizamentos em celulares de moradores de áreas afetadas pela chuva, que ocorreu na noite desta quinta-feira (26), em Marília (SP).
A ferramenta, denominada ‘cell broadcast’, consiste no envio simultâneo de mensagens para vários usuários de uma área definida.
De acordo com Adilson Simão, coordenador da Defesa Civil do município, o alerta foi emitido assim que a central de informações identificou o risco de movimentos na região, através de um relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O comunicado, enviado por volta das 21h, ressaltou a situação de alerta: ‘Chuvas fortes persistem em Marília com risco alto para deslizamentos nas áreas de risco. Mantenha-se em local seguro’
Conforme a Defesa Civil em Marília, a chuva desta quinta-feira (26) provocou pontos de alagamento nas avenidas Santo Antônio, Tiradentes e Jóquei Clube. Além disso, equipes seguem monitorando a cidade, com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília).
O mesmo alerta também foi emitido no município de Itatiba (SP)
Como receber os avisos
Para receber alertas da Defesa Civil pelo celular, é preciso enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Após o envio da mensagem, a Defesa Civil responderá com a confirmação do seu cadastro.
Fonte: G1