ESPORTE
Felipe Maximiano conquistou o segundo lugar em três categorias do Muscle Contest Maringá
O jovem santacruzense Felipe Maximiano, de 26 anos, conquistou um impressionante segundo lugar em três categorias no Muscle Contest Maringá, o evento marcou sua estreia nas competições de fisiculturismo. Felipe se destacou nas modalidades Bodybuilding até 90kg, Bodybuilding Estreantes e Classic Physique Estreantes, onde não há divisão por peso, e que reúnem atletas que estão iniciando sua jornada na federação. Ele também se classificou entre os seis primeiros na categoria Classic Physique B, onde a divisão leva em conta peso e altura.
Apesar de sua trajetória vitoriosa, Felipe revela que a jornada não foi fácil. “A maior dificuldade foi a questão financeira, para isso fiz uma rifa para ajudar nos custos da preparação, é um esporte muito caro apenas para participar do evento precisei investir mais de 2 mil reais com inscrição, filiação, pintura entre outras coisas. Também foi descoberto uma lesão no meu subescapular o que me impediu de realizar alguns exercícios”, explicou o atleta, que está no penúltimo ano de Nutrição e sonha em trabalhar com fisiculturistas e pessoas que desejam adotar o estilo de vida do esporte.
Para ele a experiência de participar deste campeonato foi transformadora. “Foi incrível, me deixou ainda mais apaixonado e motivado pelo esporte, alimentando ainda mais o fogo que já havia dentro de mim”, afirmou Felipe. Foram oito meses de preparo para a competição, o processo envolveu o ganho de massa muscular e quatro meses de redução de gordura corporal, com Felipe saindo de 104kg para 87kg.
Felipe, começou a treinar com 12 anos, mas só se focou no fisiculturismo de maneira consistente a partir de 2019, ele deixa um conselho para atletas que estão iniciando no esporte, "planejamento de carreira, um passo de cada vez e escolher campeonatos bons", disse. E para aqueles que buscam maior constância na academia, ele ressalta a importância de priorizar os objetivos e se comprometer com a disciplina. “Tudo na vida é uma questão de prioridades. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Comer de maneira simples, com arroz, feijão, legumes e proteína. É algo que muitos reclamam, mas há pessoas que nem isso têm para comer", reflete.
Com planos de conciliar sua carreira de nutricionista com a de atleta, Felipe Maximiano já projeta o futuro. “A meta é fazer mais um trabalho de ganho de massa muscular para voltar com melhorias e trazer para Santa Cruz o troféu de 1º lugar no campeonato de Maringá 2025", afirmou. Ele não deixa de reconhecer o papel essencial de sua esposa, Jaqueline Estevo Gramalia, que foi fundamental durante toda sua preparação, e de sua fisioterapeuta, Beatriz Azevedo, que o ajudou a superar a lesão nas semanas finais.