Em meio a uma onda de calor, Inmet alerta para “perigo” e “perigo potencial” de chuvas intensas em 22 estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro avisos para esta quinta-feira (23/1) que cobrem quase todo o território nacional. Segundo o órgão, ao menos 22 estados podem ser atingidos por chuvas intensas nas próximas horas, especialmente o centro-sul do país, onde o aviso é de atenção para tempestades.
Conforme o Inmet, um aviso de “perigo” alerta para chuvas intensas em parte de todas as regiões, além de outros três avisos de “perigo potencial” para tempestades, chuvas intensas e onda de calor.
Segundo o Inmet, um alerta laranja de chuvas fortes cobre uma pequena parte do Amazonas, Pará e Amapá. Nessas regiões, é possível haver chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Enquanto isso, o alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas está espalhado pelo Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Tocantins, sul do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, e Paraíba. Ele avisa para chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h.
Já para o centro-sul, o instituto registrou dois alertas de “perigo potencial”. O mais abrangente, que atinge Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Tocantins, Goiás, Espírito Santo e uma parcela de Mato Grosso, avisa sobre a chegada de tempestades.
Nessas regiões, é possível haver chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo.
O segundo alerta aponta para uma forte onda de calor no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, onde as temperaturas devem permanecer cerca de 5ºC acima da média por período de dois a três dias.
Fonte: Metrópoles