A Ourinhos Saneamento adotou várias medidas para agilizar o atendimento presencial ao público em sua loja na Av. Altino Arantes, 890, mas alerta que quase todos os serviços prestados podem ser solicitados pelo telefone ou whatsapp, sem que o cliente precise sair de casa.
Para agilizar o atendimento presencial, foram disponibilizados atendimentos exclusivos para quem vai à loja somente para retirar segunda via, ou esclarecer dúvidas sobre os valores da fatura. “Muita gente vem ao atendimento presencial apenas para tirar uma segunda via da fatura, quando poderia solicitar esse serviço pelo telefone 0800 ou Whatsapp. Com o cadastro em dia, vários outros serviços podem ser solicitados sem precisar comparecer à loja”, informa o gerente geral da Ourinhos Saneamento, Rodrigo Medeiros.
Atualização de cadastro é necessária para ter várias opções no atendimento pelo call center
Os canais de atendimento a distância da Ourinhos Saneamento ficam disponíveis 24 horas por dia, mesmo nos finais de semana, e por eles qualquer pessoa pode informar sobre vazamentos de água e esgoto. Mas para ter acesso a outros serviços, como emissão de segunda via da fatura ou extrato de faturas pagas ou em aberto, é preciso que a pessoa esteja com o cadastro em dia na Ourinhos Saneamento.
“Hoje, por exigência da Lei Geral de Proteção de Dados, o atendimento a distância só pode prosseguir depois que a pessoa informar o seu CPF e receber um código de confirmação pelo telefone celular. Por isso, é necessário que o cadastro da pessoa esteja atualizado com o número do celular correto. Depois que essa confirmação acontece, ela tem acesso a todos os serviços e pode inclusive solicitar uma nova ligação de água e esgoto sem ter que ir até a loja presencial”, explica o coordenador comercial, Caio Ferrari.
A atualização de cadastro deve ser feita presencialmente na loja da Ourinhos Saneamento, na Av. Altino Arantes, 890, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Depois disso, o cliente poderá solicitar os serviços pelo 0800 ou whatsapp.
Dúvidas sobre a fatura em análise
Muitos clientes também comparecem à loja de atendimento para tirar dúvidas sobre os avisos de “Fatura em Análise”. Ao fazer a leitura nos imóveis é possível que o leiturista deixe o aviso de “comunicado fatura em análise” e “fatura retida para análise”. Isso acontece quando existe uma variação muito grande na leitura de consumo feita no hidrômetro, para mais ou para menos, em relação ao que é a média de consumo do imóvel.
Para evitar qualquer prejuízo ao consumidor, a Ourinhos Saneamento deixa esse aviso para que possa conferir se a leitura está correta ou se existe qualquer outro problema. O sistema foi parametrizado para reter as contas que apresentem valores acima ou abaixo da média, e num prazo de 10 dias a equipe da Ourinhos Saneamento analisa essa fatura para enviar ao cliente, com o valor do consumo real. Não é necessário que o cliente vá até a loja de atendimento só porque recebeu esse aviso de fatura em análise. A fatura será emitida naturalmente depois da verificação e entregue na casa do cliente.
Já a fatura “retida para análise” ocorre quando a Ourinhos Saneamento, por diversos motivos, como por exemplo, hidrômetro inacessível ou antigo que não esteja funcionando adequadamente, fica retida até que consigamos coletar esta leitura e emitir a fatura. “Nos casos que os hidrômetros ficam na parte interna do imóvel, a Ourinhos Saneamento dá a opção para o cliente tirar foto do hidrômetro e nos enviar para que façamos a emissão da fatura, ou nós mesmo vamos até o local novamente na tentativa de realizar a leitura”, destaca o coordenador comercial Caio Ferrari.
Serviço:
Loja de atendimento ao público: Av. Altino Arantes, 890 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30) e atendimento 24 horas (até nos finais de semana) pelos telefones: 0800 687 4646 e Whatsapp: (11) 95020-6424.