LIDERANÇA POLÍTICA
Desde 2013, nenhum prefeito de Ourinhos ocupou a presidência da UMMES
Na manhã de sexta-feira (10), os prefeitos das vinte cidades participantes da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) elegeram Guilherme Gonçalves, prefeito de Ourinhos, como novo presidente do consórcio na gestão 2025.
O restante da chapa é composta pelo prefeito Mario Rosa (vice-presidente), prefeito Otacílio Parras (Secretário) e prefeito Felipe Jacinto (Chavantes).
Sob a liderança do prefeito Guilherme Gonçalves, Ourinhos retoma o destaque diante dos municípios da nossa região, demonstrando a importância de fortalecer os laços e reunir esforços para um crescimento econômico e social conjunto de nossas cidades. O consórcio de municípios ganha força para que as demandas sejam ouvidas nas esferas estadual e federal, atraindo recursos públicos e privados para o desenvolvimento coletivo.
Em sua mensagem à imprensa, Guilherme expressou gratidão pelo apoio recebido e destacou a saúde como prioridade em sua administração, prometendo agir com transparência e responsabilidade. Essa nova liderança traz expectativas de um crescimento regional colaborativo, sinalizando um futuro promissor para os municípios envolvidos.
Vale destacar que a última vez que um gestor de Ourinhos ocupou a presidência da Ummes foi em 2013, sob a administração da então prefeita Belkis Gonçalves Fernandes. Durante os anos de mandato de Lucas Pocay (2017-2024), o acesso à presidência da entidade pareceu um objetivo distante, refletindo a falta de liderança e prestígio do prefeito da maior cidade da região. Em 2024, após ser derrotado na eleição por Serginho Guidio, então prefeito de Ipaussu, Pocay rompeu relações com a entidade, e como forma de retaliação retirou Ourinhos da gestão do SAMU regional.
Com Guilherme Gonçalves à frente da UMMES, poderemos ver a retomada da coordenação pela UMMES do SAMU Regional, que foi dividido no final de 2023.
O que é a UMMES?
A UMMES é composta por 20 municípios da região: Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Timburi, Ocauçu, Alvinlândia, Piraju, Areiópolis, Vera Cruz e Águas de Santa Bárbara. Juntas, essas cidades representam uma população de mais de 260 mil habitantes, distribuídos em uma área superior a 500 km².
O consórcio tem a capacidade de realizar licitações, executar obras e captar recursos, inclusive em âmbito internacional, para viabilizar projetos regionais. Anualmente, um dos prefeitos é eleito para ocupar a presidência e liderar as iniciativas definidas pela Assembleia Geral.
A principal missão da UMMES é promover soluções regionais para desafios locais, incluindo serviços de saúde, desenvolvimento turístico, mobilidade urbana, gestão ambiental e ações de combate a endemias.