As aulas de música serão transferidas para um novo espaço
![]() |
A Secretaria de Cultura realizou nesta segunda-feira (27), uma reunião no Centro Cultural “Tom Jobim” com professores e agentes da Escola Municipal de Música de Ourinhos (EMMO). O encontro teve como objetivo discutir o planejamento para 2025, apresentar as equipes de trabalho e tratar de questões urgentes relacionadas à infraestrutura e ao funcionamento da escola. Mesmo em férias, os professores compareceram à reunião, com grande expectativa para a retomada das aulas no ano de 2025.
Durante o encontro foram discutidos temas como o Calendário Acadêmico já informando que o início das aulas será após o Carnaval e as matrículas para novos alunos estão temporariamente suspensas devido à transição para um novo modelo de ensino.
A mudança de local e a Infraestrutura também foram amplamente abordados. As aulas da EMMO serão transferidas para um novo espaço, já que o atual prédio da escola encontra-se sem condições de uso devido ao estado precário de suas instalações. Foi discutido o transporte de materiais e a necessidade de reforma urgente no prédio. O projeto de revitalização está sendo estudado, com as demandas dos professores e as adequações necessárias, mas depende de autorizações legais e de recursos para ser iniciado.
A ampliação dos espaços digitais da EMMO como a criação de e-mails corporativos e de um site oficial, foi pauta para melhorar a comunicação e o acesso às informações, assim como a preservação de registros históricos da escola.
O Festival de Música 2025 também esteve em pauta, iniciando o planejamento para este evento tradicional de Ourinhos, que valoriza os talentos locais e regionais além de trazer grandes nomes do cenário nacional.
Condições do Centro Cultural “Tom Jobim” preocupam
Durante a vistoria realizada pela equipe da Secretaria de Cultura, foi constatado que o Centro Cultural “Tom Jobim” está em péssimas condições. O prédio histórico, que deveria ser um símbolo de valorização cultural em Ourinhos, foi entregue pela gestão anterior em estado de abandono.
O local apresenta problemas estruturais graves, como rachaduras, fiação exposta, mofo, tetos desabando, móveis e pisos danificados, além de banheiros e vestiários sem condições de uso.
Próximos passos
Enquanto o projeto de reforma do Centro Cultural não iniciar, as aulas da EMMO serão transferidas para um novo local, que será divulgado em breve. Já a Escola de Bailado continuará no prédio até o início das obras, cuja data ainda não foi definida devido a questões burocráticas.
“Nosso compromisso é resgatar a cultura e oferecer condições melhores para que nossos alunos e artistas possam desenvolver seus talentos com segurança e qualidade. A revitalização do Centro Cultural será um marco nesse processo”, concluiu o secretário de Cultura Jefferson Bento.
O Centro Cultural “Tom Jobim” oferece mais de 20 cursos gratuitos nas áreas de música e dança, atendendo alunos de todas as idades. A reforma do espaço é vista como um passo essencial para fortalecer a cultura e ampliar as oportunidades de formação artística em Ourinhos.