Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Slider-topo

Slider-topo

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas


De presente para Didi a participação no Domingão com Huck: candidato a maior gato do mundo vira 'celebridade' entre famosos

'Cat star' de Jaú (SP) participou do quadro 'Acredite em Quem Quiser' no dia 12 de janeiro. Na ocasião, Márcia Oliveira e Jean Martins, tutores de Xartrux, também presentearam Renato Aragão com um dos filhotes do maior gato do Brasil. Dia Mundial do gato é comemorado nesta segunda (17).



Além de ser considerado um 'gigante gentil', um dos candidatos ao cargo de maior gato do mundo também passou a ser celebridade: Xartrux, de Jaú (SP), exibiu seus 1,30 metro e pouco mais de 10 quilos em rede nacional ao participar do programa Domingão com Huck.

Apesar de ser o 'cat star' de seus tutores, Márcia Oliveira e Jean Martins possuem quase 60 gatos em sua casa e compartilham um amor muito grande a todos os felinos que adotam, criam ou resgatam. Nesta segunda-feira (17), é comemorado o Dia Mundial do Gato, e Márcia contou ao g1 como é a experiência de ser tutora de um dos gatos mais famosos do país.


📺✨Celebridade nacional


De presente para Didi a participação no Domingão com Huck: candidato a maior gato do mundo vira 'celebridade' entre famosos — Foto: Nina Fernandes



A grande afirmação que guiava as três participantes do quadro 'Acredite em Quem Quiser' do programa Domigão do Huck do dia 12 de janeiro era "Eu tenho o maior gato do Brasil em casa".

Competindo com duas outras histórias criativas para enganar os convidados, uma sobre um 'gato' que era, na verdade, um "marido bonitão" de 1.93, e a outra sobre um 'gato' de energia elétrica, Márcia Oliveira contou ao apresentador Luciano Huck sobre Xartrux, seu gato da raça maine coon.

"Um filhote da raça chega a custar mais de R$7 mil e o meu gato gosta de comer salmão e tilápia", explicou a tutora ao ser questionada sobre os detalhes de sua história (clique aqui para assistir a participação completa).

Após a revelação de quem tinha o maior felino do Brasil, Xartrux foi colocado no colo de Luciano e também foi medido ao vivo. "Lindo lindo, muito lindo", finalizou o apresentador.
Xartrux, candidato a maior gato do mundo, no programa do Domingão com Huck — Foto: Reprodução


Márcia contou que, para participar, tiveram que viajar com pet mais de 700km de carro até o Rio de Janeiro, já que as companhias aéreas não aceitam levar os gatos acimas de 12kgs na cabine e pelo Xartrux não caber na mala de transporte.

De qualquer forma, a participação de Xartrux foi um sucesso, e a tutora conta que ele foi tratado como uma verdadeira celebridade, com direito a camarim e tudo. "Diretores, globais, atores e atrizes foram ao camarim para conhecê-lo e tirar foto", conta.

🎁 Presente especial

Renato Aragão com Lutrux, filhote do maior gato do Brasil — Foto: Arquivo pessoal



Como conseguiram ter uma tarde de 'descanso' no Rio de Janeiro quando foram gravar o programa, em novembro de 2024, Márcia e Jean contam que passaram na casa de antigos amigos para deixar um presente mais do que especial: um dos filhotes de Xartrux para a família de Renato Aragão, o famoso Didi.

DIA MUNDIAL DO GATO

"Como sempre fui muito amiga da família Aragão e eles me ajudaram muito durante todo o meu tratamento de câncer no passado, quando fomos ao Rio decidimos presenteá-los com o Lutrux, de coração", explica.
A família Aragão com Lutrux, filhote do maior gato do Brasil — Foto: Arquivo pessoal



Como são 'gateiros' por vocação e possuem, desde 2013, um trabalho de criação e reprodução de gatos da raça maine coon, os filhotes do maior gato do Brasil já foram para várias partes do país e, inclusive, para Portugal.


Roberta Medina, filha do criador do Rock in Rio e uma das responsáveis pela realização do festival em Madrid e Lisboa, é também tutora de um dos filhotes de Xartrux, que se chama Bolacha.
Roberta Medina e Márcia Oliveira com Bolacha, uma das filhotes de Xartrux — Foto: Arquivo pessoal


🐈 O Gigante Gentil
Xartrux, um gato da raça maine coon de 7 anos, pertence à maior raça de gatos do mundo, conhecida pelo gigantismo de seus exemplares. Os machos alcançam, em média, 1,10 metro, enquanto as fêmeas são cerca de 10 centímetros menores.

O tamanho registrado pelos tutores de Xartrux ultrapassa o do maior gato vivo atualmente, um italiano da mesma raça com 1,19 metro. O recordista anterior, Swetie, chegou a medir 1,23 metro, mas faleceu em 2016.


Embora seja um gato imponente e peludo, características típicas da raça, sua tutora, Márcia, conta que Xartrux já foi o menor entre seus companheiros, até crescer de forma acelerada e impressionar a todos com seu desenvolvimento.

"Ele nasceu em casa e era o menor gatinho da ninhada, não tinha nem 80 gramas. Ele era muito pequeninho, acávamos que ele não ia se desenvolver, mas, aos poucos, ele foi passando os irmãos dele. Eu não imaginava que ele fosse ficar desse tamanho. Mas, com quatro meses, ele já era um gato acima do normal e foi se destacando em competições", relata.


Tutores de Jaú acreditam ter maior gato do mundo — Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: G1

Coockies