Alteração foi publicada neste domingo (2) devido os acumulados dos últimos dias. Estragos foram registrados nas regiões de Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto.
Moradores se arriscaram passar com carro em avenida alagada em Sorocaba (SP) após chuva forte — Foto: TV TEM/Reprodução
Com os grandes acumulados de chuva registrados no interior e na capital de SP, a Defesa Civil do Estado renovou neste domingo (2) o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5).
Cidades das regiões de Bauru, Itapetininga , Sorocaba, São José do Rio Preto registraram estragos nos últimos dias em decorrência dos volumes expressivos de precipitação.
No anúncio, a Defesa Civil pede também atenção redobrada para as áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões leste e centro-oeste do estado.
Recomendação da Defesa Civil
- Evitar transitar por locais alagados;
- Ficar atento a movimentações de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
- Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
- Acompanhar a previsão do tempo.
Estragos na região
Na noite de sábado (1º), a chuva forte em Porto Feliz (SP) causou estragos, com destaque para o resgate de uma família ilhada. A Defesa Civil registrou o segundo maior acumulado de chuva do estado, com 72mm.
Família é resgatada após ficar ilhada durante temporal em Porto Feliz — Foto: Divulgação
A família, composta por três pessoas, ficou presa em seu veículo, com a água atingindo 1,5 metros de altura.
Em Itapetininga (SP), o nível do Rio Itapetininga subiu na tarde de sábado (1º), causando alagamentos nas ruas e invadindo ranchos no bairro Alciati. A Defesa Civil registrou 62,4 mm de chuva nas últimas 24 horas.
As fortes chuvas que atingiram Jaú (SP) nesta sexta-feira (31) causaram alagamentos em 21 pontos da cidade, incluindo o rompimento de um duto no estacionamento de um supermercado. A Defesa Civil registrou 55 mm de chuva em menos de duas horas, sobrecarregando o sistema de drenagem.
Em Marília (SP), a chuva também causou alagamentos em três residências e um estabelecimento comercial, incluindo uma sorveteria, que teve prejuízos. O acumulado de chuva na cidade foi de 13,1 mm nas últimas 24 horas. Não houve vítimas desabrigadas ou desalojadas.
Em nota enviada à TV TEM, a Prefeitura de Sorocaba declarou que mantém equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade nesta segunda-feira (3). A Defesa Civil do município registrou 44 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e o acumulado do mês de fevereiro é de 178 mm.
A prefeitura ainda informa que o nível do rio Sorocaba chegou a ficar 80 centímetros acima do normal, mas segue baixando, com a régua marcando 40 centímetros.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) também destaca que não há vias interditadas. A Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, e a Avenida XV de Agosto registraram alagamentos, mas a situação já foi normalizada.
Segundo a pasta, não aconteceram inundações, porém, houve queda de árvore e enxurrada na Estrada São Roquinho, em Brigadeiro Tobias, e registro de retorno de esgoto em duas residências neste mesmo bairro, no entanto, não há desabrigados.
Fonte: G1