Heitor Rodrigues da Silva foi classificado na USP, Unesp e Unicamp. Seus estudos envolveram realizações de simulados e foco grande em questões discursivas; jovem também destacou o cuidado com a saúde mental.
![]() |
Heitor realizou seu grande sonho de ser aprovado em medicina — Foto: Sistema Anglo de Ensino / Divulgação
Aos 17 anos, o estudante de Barra Bonita (SP), Heitor Rodrigues da Silva conquistou quatro aprovações em vestibulares altamente concorridos: Medicina na USP, Medicina na Unesp, Engenharia Química na Unicamp e 1º lugar em Química na USP.
Desde o primeiro ano do Ensino Médio, Heitor manteve uma rotina intensa de estudos, sempre focado nos vestibulares. No segundo ano, foi aprovado na primeira fase de Medicina, mas não avançou para a segunda, o que o motivou a ajustar sua estratégia no terceiro ano.
O aluno começou a praticar constantemente resolução de exercícios e simulados, tanto de múltipla escolha quanto dissertativos, teve um ajuste no método de estudos, focando nas questões discursivas. O jovem é estudante de um instituição de ensino particular de Barra Bonita (SP).
Desafios e Superação
Heitor enfrentou o cansaço e a ansiedade ao longo do processo. Ele destaca que manter uma estratégia organizada foi essencial para superar o medo de falhar.
"Conforme os vestibulares se aproximavam, a pressão aumentava, e havia dias em que a exaustão batia forte. O medo de falhar também era um desafio constante. Mas aprendi que tão importante quanto estudar é cuidar da mente. Por isso, tentei manter o equilíbrio, respirar fundo nos momentos de tensão e acreditar no meu potencial. Essa mentalidade foi essencial para que eu seguisse firme até o final."
Heitor Rodrigues da Silva conquistou quatro aprovações em três universidades — Foto: Sistema Anglo de Ensino / Divulgação
Reação à aprovação
Ao ver seu nome entre os aprovados, especialmente em Medicina, Heitor relata que ficou sem acreditar no que estava vendo:
"Meu verdadeiro sonho sempre foi Medicina. E quando vi que fui aprovado em duas das faculdades mais disputadas para esse curso, foi surreal! No começo, achei que estava sonhando e tive que conferir meu nome várias vezes para ter certeza. Quando finalmente a ficha caiu, eu gritei. Gritei de verdade!"
Sua família celebrou junto com ele, sentindo orgulho e emoção por acompanhar sua dedicação e esforço ao longo dos anos.
Heitor aconselha os estudantes a se envolverem profundamente com os vestibulares, caso tenham um sonho de curso específico.
"Estudem provas antigas, leiam os livros obrigatórios, entendam a banca e fiquem atentos às datas importantes. Quanto mais familiaridade você tiver com o exame, mais preparado estará no dia da prova. Em vez de ver o vestibular como um inimigo, como a porta de entrada para o futuro que você deseja."
Fonte :G1