Dando prosseguimento a nossa série de entrevistas com os secretários municipais da gestão do prefeito Guilherme Gonçalves, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou na quinta-feira, 31, a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Maria Hretsiuk, que nos falou dos seus projetos e prioridades à frente da Pasta, além de outras questões como o trabalho feito com as pessoas em situação de rua, as parcerias entre as Secretarias e a qualificação profissional das famílias atendidas pelos CRAS. Leia abaixo todos os assuntos abordados durante a entrevista:
Projetos e Prioridades
“Enquanto Secretária Municipal de Assistência Social, pude verificar a necessidade da descentralização do atendimento ao benefício eventual - Cestas Básicas, que atualmente se encontra centralizado na Secretaria de Assistência, como forma de garantir o acesso aos direitos socioassistenciais das pessoas em situação de vulnerabilidade. O que começará a ser implantado a partir do dia 03 de fevereiro, de forma gradual. Com relação ao benefício de Cartão Social o fluxo já funciona de forma descentralizada, onde as famílias acompanhadas pelo PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família) são encaminhadas à Secretaria pelos CRAS e há um prazo de aproximadamente 15 dias para a efetiva liberação do benefício. É primordial a reestruturação das equipes e a adequação dos espaços físicos dos CRAS, CREAS, CENTRO POP, NÚCLEOS DE ATENDIMENTO. Com relação ao CADASTRO ÚNICO, importante informar que a partir do dia 28 de fevereiro a 20 de março a base de dados será migrada da CAIXA para a DATAPREV, e nesse período, a população deverá estar atenta pois o sistema poderá sofrer instabilidades e as ações como bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família e BPC não serão feitos em março, evitando assim impactos às famílias beneficiárias durante esse período. Durante essa transição haverá todo um treinamento da equipe responsável para a prestação de um serviço de qualidade”, revelou.
![]() |
Secretária Flávia ao lado de sua equipe de trabalho na secretaria de Assistência Social
Parceria entre as Secretarias
“A parceria com as outras Secretarias é essencial para que os direitos sociais de todos sejam atendidos, as demandas da Secretaria de Assistência Social necessitam serem vistas como PRIORITÁRIAS o que a torna como a principal articuladora das demais políticas públicas. É no atendimento essencial realizado pela Assistência Social que são garantidos os acessos aos demais serviços, tais como saúde, educação, empregabilidade, qualificação profissional, entre outros, para que haja a superação da condição de vulnerabilidade social. Sendo assim a comunicação entre as Secretarias será a base para o sucesso e garantia nas intervenções a serem realizadas”, ressaltou.
Pessoas em situação de rua
“O diagnóstico tanto das pessoas em situação de rua e os demais indicadores de vulnerabilidade são feitos pelo setor de vigilância socioassistencial da Secretaria, o que garante uma intervenção mais precisa, sendo que em média 320 pessoas em situação de rua registradas e uma média de 150 delas atendidas pelo CENTRO POP. Ainda com relação às pessoas em situação de rua, Ourinhos como município considerado de grande porte dentro do SUAS, contém toda a estrutura de serviços garantidos pelo Serviço Único de Assistência Social, sendo: serviço de abordagem social, CENTRO POP e serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. Uma ação que se planeja é o aprimoramento e implementação desses serviços, tais como a articulação da sociedade civil com instituições religiosas que vem realizando doações paralelas e que podem ser agregadas como parceiros sendo referenciados nos serviços. Outro serviço que também garante o atendimento a esse público é o Restaurante Popular que será mantido a princípio”, explicou.
Qualificação profissional
“Pretendemos implantar parcerias com o terceiro setor, tais como comércio, indústria e sistema “S” a fim de que sejam implementadas condições de qualificação profissional das famílias atendidas pelos CRAS, por meio de capacitações e cursos”, afirmou.