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Flávia Maria Hretsiuk fala sobre seus projetos e prioridades para a secretaria de Assistência Social

Dando prosseguimento a nossa série de entrevistas com os secretários municipais da gestão do prefeito Guilherme Gonçalves, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou na quinta-feira, 31,  a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Maria Hretsiuk, que nos falou dos seus projetos e prioridades à frente da Pasta, além de outras questões como o trabalho feito com as pessoas em situação de rua, as parcerias entre as Secretarias e a qualificação profissional das famílias atendidas pelos CRAS. Leia abaixo todos os assuntos abordados durante a entrevista:  

Projetos e Prioridades   

Enquanto Secretária Municipal de Assistência Social, pude verificar a necessidade da descentralização do atendimento ao benefício eventual - Cestas Básicas, que atualmente se encontra  centralizado na Secretaria de Assistência, como forma de garantir o acesso aos direitos socioassistenciais das pessoas em situação de vulnerabilidade. O que começará a ser implantado a partir do dia 03 de fevereiro, de forma gradual.  Com relação ao benefício de Cartão Social o fluxo já funciona de forma descentralizada, onde as famílias acompanhadas pelo PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família) são encaminhadas à Secretaria pelos CRAS e há um prazo de aproximadamente 15 dias para a efetiva liberação do benefício. É primordial a reestruturação das equipes e a adequação dos espaços físicos dos CRAS, CREAS, CENTRO POP, NÚCLEOS DE ATENDIMENTO.  Com relação ao CADASTRO ÚNICO, importante informar que a partir do dia 28 de fevereiro a 20 de março a base de dados será migrada da CAIXA para a DATAPREV, e nesse período, a população deverá estar atenta pois o sistema poderá sofrer instabilidades e as ações como bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família e BPC não serão feitos em março, evitando assim impactos às famílias beneficiárias durante esse período. Durante essa transição haverá todo um treinamento da equipe responsável para a prestação de um serviço de qualidade”, revelou.
Secretária Flávia ao lado de sua equipe de trabalho na secretaria de Assistência Social


Parceria entre as Secretarias  

“A parceria com as outras Secretarias é essencial para que os direitos sociais de todos sejam atendidos, as demandas da Secretaria de Assistência Social necessitam serem vistas como PRIORITÁRIAS o que a torna como a principal articuladora das demais políticas públicas. É no atendimento essencial realizado pela Assistência Social que são garantidos os acessos aos demais serviços, tais como saúde, educação, empregabilidade, qualificação profissional, entre outros, para que haja a superação da condição de vulnerabilidade social. Sendo assim a comunicação entre as Secretarias será a base para o sucesso e garantia nas intervenções a serem realizadas”, ressaltou. 

Pessoas em situação de rua

“O diagnóstico tanto das pessoas em situação de rua e os demais indicadores de vulnerabilidade são feitos pelo setor de vigilância socioassistencial da Secretaria, o que garante uma intervenção mais precisa, sendo que em média 320 pessoas em situação de rua registradas e uma média de 150 delas atendidas pelo CENTRO POP. Ainda com relação às pessoas em situação de rua, Ourinhos como município considerado de grande porte dentro do SUAS, contém toda a estrutura de serviços garantidos pelo Serviço Único de Assistência Social, sendo: serviço de abordagem social, CENTRO POP e serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. Uma ação que se planeja é o aprimoramento e implementação desses serviços, tais como a articulação da sociedade civil com instituições religiosas que vem realizando doações paralelas e que podem ser agregadas como parceiros sendo referenciados nos serviços. Outro serviço que também garante o atendimento a esse público é o Restaurante Popular que será mantido a princípio”, explicou.

Qualificação profissional 

“Pretendemos implantar parcerias com o terceiro setor, tais como comércio, indústria e sistemaS” a fim de que sejam implementadas condições de qualificação profissional das famílias atendidas pelos CRAS, por meio de capacitações e cursos”, afirmou. 



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