Startup Day ocorreu simultaneamente em mais de 250 cidades brasileiras no sábado (22)
No último sábado (22), o auditório da Unifio, em Ourinhos, recebeu o Startup Day. O evento de fomento ao empreendedorismo e inovação realizado pelo Sebrae-SP ocorreu simultaneamente em mais de 250 cidades brasileiras. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes entre estudantes, empresários e futuros empreendedores.
“As startups são um grande potencial de futuro para a economia. Hoje, tivemos várias pessoas contando suas experiências por meio das startups e são pessoas que passaram por todos os desafios do ecossistema startup”, contou Leandro Lourenço, gerente regional do Sebrae-SP em Ourinhos.
Alisson Machado foi um dos participantes. Ele trabalha com topografia e é responsável pela empresa Space Maps. Para ele, o evento é válido porque consegue disseminar a ideia de startup e ajudar as pessoas. “Em eventos como este, é possível ajudar as pessoas a desenvolverem suas ideias e ver que o empreendedorismo é mais simples do que eles pensam. Foi muito proveitoso para mim porque está me abrindo novos leques, mostrando os programas desenvolvidos pelo Sebrae-SP e que podemos participar para buscar investimento, conhecimento, assessoria. Muito bom”, afirmou.
Higor Montoro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Ourinhos, foi um dos palestrantes do Startup Day. “A gente acredita muito que essas parcerias entre as instituições de ensino, poder público e setor produtivo podem gerar muita riqueza e muito desenvolvimento econômico para a nossa sociedade”, ressaltou.
A programação do evento também contou com André Luís Lopes, gestor do programa Sebrae para Startups na região de Ourinhos; Alessandra Ruchet, líder do programa de aceleração de startups do Sebrae para Startups; e de Alisson Gomes Rodrigues, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Grunner Tecnologia Agrícola, startup fundada em 2019.
“Quem dera eu tivesse tido a oportunidade de participar de um evento tão bacana quanto este quando estava começando. Escutei algumas frases de ouro aqui, como focar no problema, não na solução. Acho que isso é o essencial”, opinou Alisson.
Os participantes também puderam tirar dúvidas em uma roda de conversa com os palestrantes.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório Sebrae, em 2024 Ourinhos tinha 5 startups mapeadas em 4 segmentos. Piraju é outro município da região que também aparece no levantamento, com 2 startups mapeadas em 2 segmentos.
O Sebrae for Startups é uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio a Startups paulistas, com a missão de fomentar o empreendedorismo inovador, impulsionar o crescimento de startups e facilitar sua conexão com todo o ecossistema de inovação. Para acompanhar os lançamentos de programas voltados para startups de São Paulo e de todo o Brasil, acesse: https://programas.sebraestartups.com.br/.
-----Publicidade-----
