![]() |
A Prefeitura Municipal de Ourinhos e a Fundação Educacional Miguel Mofarrej – responsável pelo Centro Universitário UNIFIO firmam um importante Protocolo de Intenções.
Esse acordo estabelece um vínculo cooperativo entre o setor público e a iniciativa privada, com um objetivo claro: melhorar os serviços prestados à população de Ourinhos e região.
A ideia é trazer mais benefícios ao atendimento à população e preparar os alunos para o mercado de trabalho
A Prefeitura de Ourinhos firmou, nesta quinta-feira (27), um importante compromisso com a Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), mantenedora do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (Unifio), que atualmente oferece 24 cursos de graduação. A parceria vai permitir que alunos dos cursos de graduação da instituição realizem estágios nas diversas secretarias do município.
O documento foi assinado pelo prefeito Guilherme Gonçalves e pelo presidente da Fundação Doutor Roque Quagliato. Também participaram da solenidade a reitora da Unifio e diretora executiva da FEMM, Gláucia Librelato o secretário de Justiça e Cidadania, Renato José Nepomuceno de Freitas Hernandes, vice prefeito Alexandre Zoio, vereador Vadinho e o Membro do Conselho de Mantenedores
Doutor José Carlos Hernandes Holgado e mais autoridades municipais presentes.
Com essa parceria, os alunos vão ter a chance de colocar em prática o que aprendem na faculdade, ganhando experiência para quando entrarem no mercado de trabalho. Para Prefeitura, é uma ajuda importante e valiosa.
A iniciativa prevê que a Prefeitura apresente suas demandas à Unifio por meio das secretarias, de forma a direcionar os estagiários para áreas onde haja real necessidade e oportunidade de atuação. Os estudantes atuarão em funções compatíveis com sua área de formação, sempre supervisionados por servidores efetivos.
![]() |
Entre as áreas contempladas estão os cursos da saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, com possibilidade de atuação em unidades como a UPA, UBS’s e Farmácia Municipal. Além disso, o futuro projeto abrange cursos como Educação Física, Direito, Engenharia, Medicina Veterinária, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Artes Visuais, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Pedagogia. E mais, Ourinhos está investindo no fortalecimento da saúde pública! Com a chegada do curso de Medicina, a cidade contará com mais médicos especialistas. Além disso, 10% do faturamento bruto do curso serão destinados à saúde municipal, injetando recursos que melhorarão a infraestrutura, a capacitação e a residência médica. Esse investimento de R$ 11 milhões garantirá um atendimento de qualidade para a população.
Segundo a reitora Gláucia Librelato, o estágio em ambientes públicos é uma oportunidade ímpar de aprendizado. “As empresas e instituições públicas, muitas vezes, não têm dimensão do quanto as parcerias com universidades podem contribuir para a formação dos alunos e também para o aprimoramento do serviço prestado à comunidade”, afirmou.
A formalização da parceria é fruto de um requerimento de autoria do vereador Vadinho (Requerimento nº 110/2025), que desde o início defendeu a viabilidade de uma parceria público-privada com o Centro Universitário. “Isso terá um grande impacto na rede municipal, trazendo mais benefícios para nossa cidade e para nosso cidadão”, avaliou.
De acordo com a Lei Federal nº 11.788/2008 (Lei do Estágio), se a atividade for obrigatória, não há ônus para o município. Já em casos de estágio remunerado, o convênio segue a Lei Complementar Municipal nº 673/2010, que autoriza a administração pública a firmar esse tipo de parceria com instituições de ensino superior.
Com essa iniciativa, o município amplia sua capacidade de atendimento, enquanto contribui de forma efetiva para a formação prática de centenas de futuros profissionais
-----Publicidade-----
