JEPP
Município também receberá cursos, capacitações e consultorias com base nos eixos de apoio ao poder público do programa Cidade Empreendedora
![]() |
A Prefeitura de Ourinhos assinou na segunda-feira (17), o termo de adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP, para oferecer o ensino empreendedor para os 4.706 alunos do 1º ao 5º ano do ensino público municipal.
Estavam presentes o prefeito Guilherme Gonçalves; Higor Montoro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Clóvis Lopes, secretário adjunto para o desenvolvimento; Maurílio Jarduli, assessor de desenvolvimento empresarial; Leandro Lourenço, gerente regional do Sebrae-SP; Viviane Orlandi, André Luís Lopes e Amanda Fernandes, equipe do Sebrae-SP responsável pelo atendimento de Ourinhos.
![]() |
A adesão ao JEPP é gratuita e os alunos do 1º ao 5º ano receberão conteúdos e práticas por meio do ensino do empreendedorismo. O Sebrae-SP realizará a formação dos professores, responsáveis pela aplicação do programa em sala de aula, e fornecerá as apostilas impressas aos estudantes da rede municipal de ensino. O papel da escola é desenvolver todas as atividades propostas.
“Nós precisamos levar conhecimento para as escolas, para os alunos, trazer o empreendedorismo para Ourinhos. Sabemos que o empreendedorismo está ligado diretamente à economia da cidade, e essa é uma parceria que estamos buscando e plantando com o Sebrae-SP e vamos colher frutos futuramente. Tudo está ligado ao conhecimento e é nisso que estamos investindo. Estou muito feliz com a parceria porque sabemos que, através das crianças, também levamos esse conhecimento para as famílias”, afirmou Guilherme Gonçalves, prefeito de Ourinhos.
Esta é a primeira vez que todas as escolas municipais de Ourinhos terão o JEPP. Em 2015, uma versão piloto do programa foi ofertada apenas em uma escola, na EMEF Jandira Lacerda Zanoni. Alunos da Escola Saber, de ensino particular, também participaram do programa em 2021.
![]() |
Cidade Empreendedora
O JEPP é apenas uma das ações que serão desenvolvidas pelo Sebrae-SP em Ourinhos em 2025. O prefeito também assinou o contrato para a realização de cursos, capacitações e consultorias do Sebrae-SP com base nos eixos de apoio ao poder público do programa Cidade Empreendedora.
“A parceria fechada contempla diversos setores empreendedores na cidade, desde o trabalho com os alunos desenvolvido por meio do JEPP, mas pensando em todos os setores, na indústria, comércio, serviço e atendimentos exclusivos para o público feminino, para haver desenvolvimento e inclusão produtiva para elas. E teremos um futuro com muitos mais projetos para a região”, explicou Leandro Lourenço da Silva, gerente regional do Sebrae-SP.
Além da educação empreendedora, a proposta assinada prevê ações que abrangem a inovação, inclusão produtiva, liderança e políticas públicas. “Também atuaremos para o desenvolvimento do Turismo, onde realizaremos um diagnóstico das vocações e da identidade de Ourinhos, de forma a desenvolver o poder público, empresários e demais envolvidos na cadeia do turismo. Em parceria com o COMTUR, fortaleceremos a governança, propiciando melhores oportunidades”, frisou André Luís Lopes, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Higor Montoro, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi o responsável por procurar o Sebrae-SP e colocá-lo em contato com diversas secretarias para levantar as principais necessidades do município. Com base nessas informações e no Plano de Desenvolvimento Econômico feito pelo Sebrae-SP especificamente para Ourinhos, a proposta foi apresentada.
“Agradeço o apoio do Sebrae-SP, que tem nos recebido muito bem e nos auxiliado bastante. Com certeza, essa parceria vai fortalecer muito o apoio ao empreendedor, às famílias, não só na questão de você qualificar a pessoa que está buscando a inserção e a reinserção no mercado de trabalho, mas também os jovens, como Guilherme está assinando aqui hoje, a educação jovem empreendedora. E nós só temos a agradecer e dizer que nós estamos aqui de braços abertos para que a gente possa trabalhar com o Sebrae para desenvolvimento nosso município”, afirmou o secretário.
-----Publicidade-----
