![]() |
Alunos da EMEF Paulo Freire em visita as instalações da Ourinhos Saneamento, em comemoração ao Dia da Água |
Celebramos no último sábado, 22, o Dia Mundial da Água e para comemorar a data, a Ourinhos Saneamento realizou atividades educativas com alunos da rede municipal de ensino, ressaltando práticas sustentáveis e conscientes para garantir que todos tenham acesso a esse bem tão precisos e vital para todos nós.
Na quinta-feira (20), alunos do 3º ano do fundamental I da EMEF Pedagogo Paulo Freire, do Jd. São Carlos, tiveram uma grande experiência na Ourinhos Saneamento. Eles conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água e puderam verificar como a água bruta chega do rio para ser tratada e distribuída à população. Durante a visita receberam explicações do coordenador operacional Paulo Toledo e do supervisor de operações Vinícius de Oliveira, sobre o processo de tratamento da água, incluindo as análises de laboratório e também conheceram as dependências onde ficam os tanques de decantação e reservação aprendendo como a água é tratada até estar pronta para o consumo e chegar a toda a população da cidade.
![]() |
As crianças da EMEF Paulo Freire conheceram também as dependências da Ourinhos Saneamento e onde ficam os tanques de decantação e reservação |
Já na sexta-feira (21), foi a vez dos alunos do 3º do ensino fundamental I da EMEF Profª Nilse de Freitas, da Vila Brasil, que tiveram a oportunidade de aprender sobre a preservação da água através de uma visita dos representantes da Ourinhos Saneamento. Durante o bate-papo, Paulo Toledo e Vinícius de Oliveira apresentaram de forma didática todo o processo de captação e tratamento da água, explicando como ela é transformada em água potável antes de ser distribuída para o consumo. Os alunos puderam entender não apenas a importância desse recurso natural, mas também como suas atitudes podem impactar a preservação da água.
Nas atividades promovidas pela Ourinhos Saneamento, as crianças puderam sanar suas dúvidas e aprender que a água que abastece Ourinhos vem do rio Pardo e de poços artesianos. “Também reforçamos a importância do uso consciente da água, de não descartar na pia e vaso sanitário dejetos como óleo de cozinha, papel higiênico, cabelo, dentre tantos outros detritos que podem entupir as tubulações de esgoto, além de poluir os rios. A conscientização sobre esses temas é essencial para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade, despertando a consciência ambiental nas crianças e incentivando-as a serem agentes de mudança em suas comunidades”, destacou Paulo Toledo.
![]() |
Alunos da EMEF Nilse de Freitas receberam a visita de representantes da Ourinhos Saneamento e secretaria de meio ambiente, em comemoração ao Dia da Água |
Rafael Corrêa de Andrade, diretor de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acompanhou as atividades realizadas e ressaltou a relevância dessas iniciativas para a conscientização e promoção da sustentabilidade. “Estamos com um projeto intitulado ‘um pingo de consciência’, no qual estamos engajando crianças desde quatro, cinco anos de idade, até uma média de 11 anos, para despertar neles a consciência que nosso futuro, a preservação da água e o sucesso de ações ambientais, dependem de atitudes que eles terão nos próximos anos”, destacou.
-----Publicidade-----
