A cidade já registrou 2.326 casos da doença desde o início do ano. Os moradores podem fazer suas denúncias pelo telefone (15) 3305-3202.
Denúncias de descarte irregular de lixo em Tatuí ajudam no combate à dengue — Foto: Reprodução/TV TEM
Em Tatuí (SP), o descarte irregular de lixo está na mira da prefeitura. Para combater esse problema, um canal de denúncia foi criado, permitindo que a população ajude a fiscalizar e denunciar quem descarta resíduos de forma inadequada. A cidade já registrou 2.326 casos da doença em 2025.
A situação preocupa moradores como Fernanda Aparecida Carriel dos Santos, assistente de próteses, que relata que quase toda sua família já teve dengue neste ano.
Em alguns bairros, a grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, acendeu um alerta tanto para os moradores quanto para o poder público. No Jardim Santa Rosa, por exemplo, um terreno virou um verdadeiro depósito de lixo. A aposentada Maria de Fátima Paes Lopes conta que frequentemente vê pessoas jogando diversos tipos de materiais no local.
Para combater esse problema, a prefeitura de Tatuí criou um canal exclusivo de atendimento para denúncias de acúmulo de lixo em terrenos e calçadas. O secretário de Zeladoria, Marcel Soares, explica que a ferramenta foi criada para coibir essa prática, que prejudica a qualidade de vida da população.
Desde sua implementação, no dia 20 de março, o canal tem recebido, em média, cinco denúncias por dia. No entanto, o setor de Zeladoria reforça a importância de que as denúncias sejam feitas de forma completa, incluindo informações como data e horário do descarte, além de fotos ou vídeos que ajudem na identificação dos responsáveis.
Os moradores podem fazer suas denúncias pelo telefone (15) 3305-3202. Além disso, Tatuí conta com quatro ecopontos para o descarte correto de materiais, além da Central de Resíduos.
FONTE: G1
-----Publicidade-----
