![]() |
A Diocese de Ourinhos se prepara para um mês de abril repleto de celebrações. Além das tradicionais comemorações da Semana Santa, a Igreja Católica está vivenciando o Jubileu Ordinário de 2025, chamado de "Jubileu da Esperança". O ano jubilar, proclamado pelo Papa Francisco, convida os fiéis a uma renovação espiritual e ao fortalecimento da fé.
Programação diocesana de abril — A programação da Diocese de Ourinhos contará com eventos especiais para o clero e os fiéis. Entre os dias 4 e 6 de abril, haverá um retiro espiritual para os diáconos permanentes. No dia 11, o retiro do clero será realizado em preparação para a Semana Santa.
No dia 17 de abril, ocorre a Santa Missa dos Santos Óleos, às 10h, na Catedral Senhor Bom Jesus. Durante a Semana Santa, as celebrações incluem a tradicional Procissão do Encontro na Terça-feira Santa (15), a Celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés na Quinta-feira Santa (17) e a Celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa (18). O Sábado Santo (20) será marcado pela Celebração das Sete Dores de Maria e pela Vigília Pascal. Já no Domingo de Páscoa (21), haverá missas em todas as paróquias e algumas capelas.
Após a Páscoa, o clero da Diocese terá uma confraternização no dia 22 de abril. Outras atividades importantes incluem o Encontro das Leigas Consagradas, no dia 27, e a participação da Diocese na 62ª Assembleia Geral da CNBB, que começa no dia 30 de abril em Aparecida.
O Jubileu da Esperança e as Igrejas Jubilares — Este ano também é marcado pelo Jubileu Ordinário, chamado de Jubileu da Esperança, instituído pelo Papa Francisco com o tema "Peregrinos da Esperança". Quatro igrejas foram designadas como Igrejas Jubilares na Diocese de Ourinhos: a Catedral Senhor Bom Jesus (Ourinhos), a Paróquia São Pedro (São Pedro do Turvo), o Santuário Nossa Senhora de Fátima (Santa Cruz do Rio Pardo) e a Paróquia São Sebastião (Piraju), cada uma com uma programação especial.
O Papa Francisco instituiu o Jubileu da Esperança com o objetivo de incentivar os fiéis a renovarem sua fé, promovendo um mundo mais fraterno e solidário. Ele vê o Jubileu como um tempo especial de graça e perdão, convidando todos a refletirem sobre a necessidade de reconciliação, acolhimento e compromisso com a justiça social.
Para obter indulgências no período do Jubileu, os fiéis devem realizar uma peregrinação piedosa, confessar-se, comungar, participar da Santa Missa e rezar pelo Papa. Em entrevista para o Jornal Tribuna, o padre Marcelo, assessor de imprensa da Diocese de Ourinhos, reforça a importância da participação ativa dos católicos nas celebrações e no trabalho pastoral, contribuindo com as comunidades locais por meio do engajamento nas pastorais e serviços da Igreja.
A Semana Santa e o Jubileu são ocasiões para que os fiéis renovem sua fé e se engajem ainda mais nas pastorais e movimentos paroquiais. “Todos os fiéis são convidados a se engajarem nas comunidades, contribuindo com a Igreja na evangelização e na construção do Reino de Deus. Por isso, cada pessoa é convidada a assumir sua missão de batizado e a se engajar nas Pastorais e movimentos de sua comunidade contribuindo nas celebrações.”, afirma o sacerdote.
Para mais informações sobre a programação da Diocese de Ourinhos, os fiéis podem acessar o QR Code disponível no folder oficial do Jubileu ou entrar em contato diretamente com a Diocese pelo telefone (14) 3322-4929.
![]() |
-----Publicidade-----
