.png)
![]() |
Vereador Sargento Sérgio |
Na quarta-feira, 02, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou o vereador Sargento Sérgio, para saber mais detalhes das principais medidas que já estão sendo tomadas para regularizar o tráfego de motos e bicicletas motorizadas na cidade de Ourinhos, fonte de muitas reclamações de munícipes nos últimos anos, devido ao barulho excessivo produzido.
![]() |
Reunião na segunda-feira, 31, na prefeitura, entre o prefeito Guilherme Gonçalves e autoridades policiais discutiu a intensificação da fiscalização de motos e bicicletas motorizadas |
Na última segunda-feira, 31, o vereador articulou uma reunião no gabinete da prefeitura, com a participação do prefeito Guilherme Gonçalves, da secretária de Desenvolvimento Urbano Anna Carolina Ribeiro, da polícia militar, da GCM e polícia rodoviária federal onde foram discutidas as principais medidas de fiscalização a serem tomadas de forma imediata e que já estão em vigor nas principais regiões da cidade. “Eu propus que fosse iniciado de imediato as blitzes nas ruas, em todas as regiões da cidade, a fim de minimizar a situação crítica que vivemos nos últimos anos, devido à falta de fiscalização. Para tanto eu coloquei como proposta ao que o prefeito Guilherme Gonçalves prontamente concordou que a prefeitura disponibilize uma ação delegada diária da PM para trabalhar na fiscalização e autuação e para dar mais estrutura, nós faremos ações conjuntas, da PM e a Guarda Municipal de forma descentralizada em dias e locais incertos, ou seja, de forma progressiva será feita em todos os bairros da cidade. Outra proposta feita e que foi aprovada é que não será apenas nas blitzes policiais que os motociclistas ou motoristas serão abordados. Tanto as viaturas da PM como da GCM dispõe de um tablet e se durante a ronda, se depararem com uma moto muito barulhenta, eles vão digitar no sistema, a placa e o responsável pela moto receberá uma notificação de multa impressa em sua casa. Outra ação importante é que motociclistas que forem flagrados ultrapassando pela direita serão autuados pelas viaturas. Uma ação importante que faremos no sentido de prevenir os pais de adolescentes será uma divulgação para alertar que bicicleta motorizada só pode ser dirigida por pessoa maior de 18 anos, com CNH e capacete, além de terem que ser emplacadas, com iluminação traseira e dianteira, seta e buzina. Nestas fiscalizações, as bicicletas motorizadas que forem flagradas sendo dirigidas por menores, eles serão conduzidos ao plantão da polícia civil e o pai ou responsável terá que ir para liberar o menor, além da apreensão dessas bicicletas. É bom frisar que mesmo nos casos de pessoas maiores de idade e habilitadas, as bicicletas motorizadas só serão liberadas após a regularização de todos itens necessários, para que possa trafegar pelas ruas”, informou.
Motos irregulares
Segundo o vereador, segundo estimativas, existem cerca de 20 mil motos na cidade de Ourinhos, dentre as quais, pelo menos metade delas usam escapamentos irregulares “Para esta fiscalização e autuação, as viaturas contarão com os decibelímetros que vai aferir o volume do ruído e ao constatar que está acima do permitido por lei, estas motos serão apreendidas, sendo aplicada multa de R$ 293,00 e 5 pontos na carteira, e a liberação só será feita mediante troca do escapamento e posterior vistoria para que possa voltar a trafegar na cidade. É bom frisar que estas lojas que vendem esses escapamentos irregulares também terão esses produtos apreendidos e serão autuados e multados. Para esta medida específica, eu apresentarei na próxima semana um projeto de lei, inspirado em diversas cidades brasileiras tais como Marília, Maringá e São José do Rio Preto, onde o Poder Legislativo aprovou uma lei para disciplinar a venda de escapamentos nas lojas. Ou seja, quem trabalha com o comércio de peças de motos será notificado dentro de 40 dias, que é o tempo para tramitação e aprovação do projeto de lei, que a partir desta data, será expressamente proibida a venda de escapamento diferente do original de fábrica. Outra ação que faremos também é uma campanha para sensibilizar os empresários a não utilizarem essas motocicletas irregulares nas entregas e no transporte de passageiros, o que também auxiliará na conscientização e gradual eliminação desse problema”, revelou.
Engenharia de Trânsito
Ao final da entrevista, o vereador Sargento Sérgio afirmou que estão sendo tomadas diversas ações para a engenharia de trânsito da cidade, visando melhor fluxo de veículos e a segurança de motoristas e pedestres. “Para trocar o emplacamento da cidade que está bem obsoleto e os semáforos que têm alguns com mais de 20 anos, terá que despender um grande recurso financeiro e por isto, eu já estive na semana passada em Brasília com o deputado Motta e protocolei um requerimento pedindo destinação de emenda parlamentar para investir nesta área de trânsito, assim como estive na ALESP e fiz a mesma solicitação ao deputado estadual Ricardo Madalena. Além disto, fiz uma sugestão ao prefeito Guilherme que nós licitemos uma empresa especializada em engenharia e trânsito urbano que ira mapear toda nossa área central e nos apresentará uma possibilidade de diversas alterações em mãos de direção e criar novas alternativas de mobilidade, fluidez e de segurança no trânsito”, concluiu.
-----Publicidade-----
