Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas


Escola SESI de Ourinhos inicia projeto Juventudes Antimisoginia e engaja alunos pela equidade de gênero

Com comitês estudantis, palestras e oficinas, iniciativa inovadora do SESI-SP combate à discriminação contra mulheres e promove um ambiente escolar mais igualitário

Alunas e alunos do comitê, a professora e mentora do grupo Vanessa Rodrigues e Coordenadora Pedagógica Marília Alcantara Bernardeli Jardim

A Escola SESI de Ourinhos iniciou as atividades do projeto Juventudes Antimisoginia, uma iniciativa inovadora do SESI-SP voltada ao combate à discriminação contra as mulheres e à promoção da equidade de gênero. O programa prevê a realização de palestras, oficinas e atividades interativas desenvolvidas por alunas e alunos, corpo docente e gestão escolar, com o objetivo de estimular a conscientização e promover a transformação social.

Com a participação de 22 meninas e 8 meninos, do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio, o projeto busca engajar os estudantes na construção de um ambiente mais igualitário dentro e fora da escola.

A primeira reunião entre alunas e alunos e a gestão escolar teve como objetivo apresentar e debater o conteúdo do projeto, além de traçar metas e coletar insights para a criação de ações internas. O foco dessas iniciativas é promover a transformação social e oferecer apoio às alunas da escola. Outro ponto importante é a participação dos meninos no comitê, permitindo que atuem como referências para outros colegas e contribuam ativamente nas ações.

“Fazer parte desse projeto é, definitivamente, uma honra. É dar voz às garotas da escola e mostrar, para todos em geral, a importância do respeito e da igualdade. É ensinar pautas que são fundamentais e primordiais para o ser humano. É promover construção e evolução, que tanto precisamos. É aprender a ser mais empáticos, solidários, e trazer mais amor!”, destacou Maria Laura Alves, aluna do SESI Ourinhos.


Lançamento oficial em São Paulo

O lançamento oficial do programa ocorreu no dia 11 de março, em São Paulo, reunindo alunas e professoras de todas as unidades escolares do SESI-SP, incluindo as Escolas SESI da região, Ourinhos, Assis, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Garça e Marília.

O evento contou com a presença de importantes autoridades da instituição e convidados especiais, como Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, SESI-SP e SENAI-SP, Alexandre Pflug, superintendente do SESI-SP, Marta Lívia Suplicy, presidente do Conselho Superior Feminino da Fiesp, Débora Viana, gerente executiva de cultura do SESI-SP.

A professora da Escola SESI Ourinhos, Vanessa Rodrigues, que participou do lançamento do projeto em São Paulo e é líder do comitê na escola, também ressaltou a relevância da iniciativa.  “A escola é um local de aprendizado, mas também é um local de construção de valores. E o grande desafio da sociedade contemporânea é combater a misoginia. Quando trabalhamos esses temas com os estudantes, estamos promovendo, além da justiça, uma educação pautada no respeito e na igualdade. O fato de o SESI-SP trazer esse projeto promove um espaço de reflexão e debate, que oferece a eles ferramentas para se tornarem cidadãos muito mais empáticos, conscientes e justos. Uma sociedade justa começa com educação — ela começa na escola!”, afirmou. 


Impacto na rede SESI-SP

O programa Juventudes Antimisoginia envolverá mais de 3.000 estudantes de todas as escolas da rede SESI-SP, promovendo um impacto significativo na construção de um futuro mais justo e igualitário.

“As unidades estão entusiasmadas com o programa e comprometidas em garantir sua execução. Gestores, professores e estudantes estão mobilizados para que essa iniciativa gere resultados concretos”, afirmou Leticia Luz Azevedo Cruz, especialista em psicologia educacional.

Com essa ação, o SESI Ourinhos reafirma seu compromisso na formação de cidadãos conscientes e engajados, promovendo uma cultura de respeito e equidade dentro e fora da escola.

Coockies