A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ourinhos comemorou, nesta sexta-feira (4), três anos de atuação nas ruas da cidade. A cerimônia solene reuniu autoridades municipais, entre elas o prefeito Guilherme Gonçalves, o vice-prefeito Alexandre Zóio, o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Espíndola Cardoso Ledo, além de secretários municipais, GCMs, seus familiares, padrinhos e convidados.
Durante o evento, todos os Guardas Civis Municipais foram promovidos à 2ª Classe, em reconhecimento ao comprometimento com a segurança da população. Outro destaque foi a nomeação do GCM Alan Arruda Alves como novo subcomandante da corporação — um reconhecimento pelo comprometimento e liderança demonstrados no dia a dia..
Com um efetivo operacional de 35 agentes, a GCM de Ourinhos atua com foco no patrulhamento preventivo comunitário, promovendo segurança, proximidade com os cidadãos e tranquilidade para os moradores.
Em seu discurso, o prefeito Guilherme Gonçalves emocionou os presentes ao relembrar que, no passado, tentou ingressar na Guarda, mas não foi aprovado. “Na época, eu não aceitei. Fiquei inconformado. Mas hoje entendo que era o plano de Deus para minha vida. Ele tinha outro caminho pra mim. E, mesmo não sendo GCM, tenho um respeito enorme por essa corporação e me orgulho de tudo que ela representa para Ourinhos.”
O vice-prefeito Alexandre Zóio também fez questão de homenagear quem ajudou a plantar a semente da GCM em Ourinhos: “Não podemos deixar de lembrar que essa ideia começou ainda com o saudoso ex-vereador Carlinhos do Sindicato. Foi ele quem iniciou essa conversa dentro da Câmara Municipal. Hoje, ver essa Guarda estruturada, atuante e respeitada é uma grande realização.”
![]() |
O secretário de Segurança, coronel Ledo, destacou o papel fundamental da corporação no fortalecimento da segurança pública local: “A GCM tem mostrado competência, comprometimento e, acima de tudo, proximidade com a comunidade. Este é um marco importante na história da Guarda, e estamos apenas no começo”.
A comemoração dos três anos reforça a importância da valorização dos profissionais da segurança pública municipal e marca um novo ciclo para a GCM, que segue firme em sua missão de proteger e servir a população ourinhense.