Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas


Ourinhos busca soluções para recuperação da área do antigo aterro sanitário

Aterro foi interditado pela Secretaria do Meio Ambiente (Foto: Reprodução / TV TEM)


A Prefeitura de Ourinhos abriu um processo de licitação para contratar uma empresa especializada em estudos ambientais voltados ao antigo aterro sanitário do município. O local, desativado desde 2020, foi interditado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) devido à falta de capacidade e aos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.

O aterro ficava localizado na Estrada da Guaraiúva, próximo ao Aeroporto Estadual e ao bairro Jardim Santos Dumont. Durante anos, foi a principal destinação dos resíduos sólidos da cidade, mas, com a interdição, o lixo passou a ser encaminhado para aterros licenciados em Piratininga e Marília. Além disso, para facilitar a logística, foi criada a Central de Transbordo de Lixo de Ourinhos, que organiza o envio dos resíduos para esses municípios.

Área onde fica o antigo aterro sanitário  

A engenheira agrônoma Mirna Rivera E. Paschoal, diretora de projetos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, explica que o aterro está paralisado e passa por um processo de gerenciamento de área contaminada. “Somente a partir dos estudos ambientais que estão sendo contratados será possível definir um plano de recuperação da área”, afirma.

O diretor de Meio Ambiente, Antonio Augusto Almeida, reforça que o trabalho agora é focado na recuperação do terreno. "Com o encerramento das atividades do aterro, nosso próximo passo é buscar formas de reabilitar essa área para que possa ser utilizada futuramente com outra finalidade”, disse.

A Prefeitura de Ourinhos também desenvolve ações para incentivar a destinação correta de resíduos no município. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Diógenes Corrêa Leite, um dos projetos em andamento é o recolhimento de óleo de cozinha usado. “A cada quatro litros descartados corretamente, o munícipe recebe um litro de óleo novo”, explica. Esse serviço pode ser acessado nas escolas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na própria Secretaria de Meio Ambiente.

Secretário de Meio Ambiente, Diógenes Corrêa Leite

Além disso, a cidade conta com a cooperativa Recicla Ourinhos, ecopontos para descarte de materiais inservíveis e entulhos da construção civil, além de programas de recolhimento de lixo eletrônico.

Para mais informações sobre o descarte adequado de resíduos e as iniciativas ambientais do município, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (14) 3302-4100 ou comparecer à sede da pasta, localizada na Rua dos Expedicionários, 580, no Centro.



-----Publicidade-----



Coockies