Dom Eduardo Vieira dos Santos exalta legado de humildade, coragem e proximidade do pontífice argentino
A Diocese de Ourinhos divulgou uma nota oficial na segunda-feira (21) lamentando profundamente a morte do Papa Francisco. O comunicado, assinado pelo bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, e pelo chanceler Pe. Altair Aparecido Gaiquer, destaca a gratidão pelo testemunho de fé e compromisso social do pontífice.
Na nota, Dom Eduardo afirma que a morte do Papa Francisco é recebida “com o coração entristecido, mas cheio de fé e esperança na ressurreição”. O bispo também orienta que todas as paróquias e comunidades da Diocese celebrem missas em sufrágio do papa, especialmente no próximo domingo, data dedicada à Festa da Divina Misericórdia. Os sinos das igrejas também deverão tocar nos horários das exéquias, marcadas para 09h, 12h, 15h e 18h.
O bispo finaliza o comunicado rogando que o Espírito Santo console os corações enlutados e que a fé dos fiéis se mantenha firme diante da perda do líder católico.
Confira abaixo a nota da Diocese de Ourinhos na íntegra:
DIOCESE DE OURINHOS
NOTA DIOCESANA POR OCASIÃO DO FALECIMENTO DO PAPA FRANCISCO
“O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jó 10, 11).
Neste dia pascal, 21 de abril de 2025, nossa Diocese une-se à Igreja do mundo inteiro, na dor e na esperança, diante da notícia de falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, ocorrido às 07h35 da manhã de hoje, em Roma, conforme anunciou o Cardeal Kevin Farrel, Camareengo de Sua Santidade:
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e a sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem, amor universal, em especial a favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Com o coração entristecido, mas cheio de fé e de esperança na ressurreição, damos graças a Deus pelo ministério fecundo do Papa Francisco. Seu testemunho de humildade, proximidade, misericórdia e profecia marca profundamente a história da Igreja Católica e do mundo.
Nos unamos à Igreja e elevemos a Deus nossas orações pelo eterno descanso do Santo Padre, o Papa Francisco, confiando sua alma à infinita misericórdia do Pai. Nesta Oitava da Páscoa, em nossa Diocese sejam celebradas Missas em sufrágio do Papa Francisco. As Missas sejam as próprias deste tempo litúrgico com o acréscimo da intenção pelo Papa falecido, segundo as indicações do Missal.
Convidamos todo o povo fiel, em nossas paróquias e comunidades da Diocese, a unir-se em oração, oferecendo Missas em sufrágio do Papa Francisco e, no próximo Domingo, festa da Divina Misericórdia, celebremos missa de sétimo dia. Em sinal de unidade, os sinos das Igrejas e dos Santuários toquem fúnebres às 09h00, 12h00, 15h00 e 18h00, até que ocorra o funeral.
Que o Espírito Santo console o coração de cada fiel e que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, guie a todos nós, peregrinos da Esperança, a nos mantermos firmes na fé de que “o amor é mais forte que do que morte” (cf. Ct 8,6).
Ourinhos, 21 de abril de 2025.
Dom Eduardo Vieira dos Santos
Bispo Diocesano de Ourinhos
Pe. Altair Aparecido Gaiquer
Chanceler