Vídeo mostra coluna de areia ‘engolindo’ parte de cidade no interior de SP

Em Lençóis Paulista (SP), as rajadas de vento chegaram a 86 km/h, segundo a Defesa Civil. Fenômeno também atingiu outras regiões do estado de SP, como Bauru, presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.

Uma enorme coluna de areia foi registrada por moradores de Lençóis Paulista (SP), nesta segunda-feira (22), engolindo parte da cidade. O fenômeno também atingiu outras regiões do estado de SP, como Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto (SP).

Imagens feitas do alto de um prédio mostram a nuvem cobrindo parte da cidade do centro-oeste paulista. (Veja no vídeo acima)

Em Lençóis Paulista, as rajadas de vento chegaram a 86 km/h, segundo a Defesa Civil. Houve queda de árvores, postes e estruturas metálicas de empresas e eventos. Cerca de 20 mil residências ficaram sem energia, de acordo com a CPFL.

Também foram registrados destelhamentos de casas e falta de água em alguns bairros devido à paralisação no bombeamento.

Chuva causou estragos em Lençóis Paulista (SP) — Foto: Prefeitura de Lençóis Paulista/Divulgação

Tempestade de areia
Segundo a Defesa Civil, na semana passada o estado foi influenciado pela atuação de uma intensa massa de ar seco, que resultou em vários dias consecutivos de tempo estável, ausência de chuvas e temperaturas elevadas.

Esse cenário favoreceu o ressecamento do solo, tornando-o mais suscetível ao levantamento de poeira com a chegada de sistemas meteorológicos mais ativos, como frentes frias ou linhas de instabilidade.

Nessas condições, a poeira em suspensão pode dar origem ao fenômeno conhecido como tempestade de areia.

Ainda conforme o órgão, o monitoramento desse tipo de ocorrência é um desafio, já que tempestades de areia em escala estadual são de difícil detecção por imagens de satélite.

coluna de poeira se forma durante tempestade de areia no interior de SP — Foto: Defesa Civil/Divulgação

coluna de poeira se forma durante tempestade de areia no interior de SP — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente