Em Bauru, parte do telhado do Terminal Rodoviário foi arrancada e na quadra 9 da Avenida Nuno de Assis, uma árvore de grande porte caiu na via e atingiu um carro. Houve estragos também em Marília, Botucatu, , onde a prefeitura suspendeu atendimento presencial.
O forte vendaval de segunda-feira (22) nas regiões de Bauru (SP) e Marília (SP) provocou estragos, quedas de árvores, aulas suspensas e cidades sem serviços, como energia elétrica. Os efeitos continuam sendo sentidos pela população na terça (23), dia seguinte à tempestade.
📍 Bauru
Após rajadas de vento de 90 km/h na segunda-feira (22), a Prefeitura de Bauru informou que os serviços essenciais estão, em sua maioria, normalizados.
O Terminal Rodoviário foi um dos locais mais atingidos, com parte da cobertura destelhada. A área de embarque e desembarque permanece isolada, mas os guichês e setores administrativos já funcionam normalmente com o apoio de um gerador.
A Emdurb informou que quase todos os semáforos voltaram a funcionar e que o quarteirão 9 da avenida Nuno de Assis já foi liberado após a queda de uma árvore.
Equipes da prefeitura seguem nas ruas para retirar galhos, liberar vias e atender ocorrências de risco. A população pode acionar os serviços pelo WhatsApp (14) 3281-9363.
Na saúde, a UBS do Núcleo Gasparini e a Unidade de Saúde da Família seguem sem energia, mas atendendo normalmente. Na educação, todas as escolas municipais estão com aulas normais.
Uma estudante sofreu escoriação leve após destroços atingirem o telhado da quadra da escola da Unidade Regional de Ensino de Bauru.
Segundo o DAE, três poços ainda estavam sem operação na manhã desta terça-feira (23). Equipes da CPFL e do departamento atuam para normalizar o abastecimento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/f/8nB9sWS5KGchhE9iKEYQ/g1-5-.jpg)
Ventania e chuva forte causa transtornos em Bauru (SP) — Foto: Prefeitura de Bauru/reprodução
📍 Marília
A queda de energia registrada desde segunda-feira (22) em Marília continua afetando unidades de saúde, escolas municipais e o abastecimento de água em bairros da cidade nesta terça-feira:
- Unidades de Saúde

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação está suspensa em 19 postos por falta de energia elétrica. As unidades afetadas são:
- Zona Sul: Parque dos Ipês, Planalto, São Bento, Santa Augusta, Jóquei, Santa Paula, Marajó, Tóffoli, Vila Hípica e Vila Real.
- Zona Oeste: Bandeirantes, Flamingo e Chico Mendes.
- Zona Norte: Vila Barros, Santa Antonieta, Santa Antonieta 2, Liliana, Castelo Branco e Palmital.
Para reduzir os impactos, vacinas já começaram a ser entregues em outras unidades, como São Miguel, Figueirinha, 1º de Maio, Altaneira, Vila Nova, Jardim Marília, Jardim Cavallari e Alto Cafezal.
A orientação é que moradores busquem o posto mais próximo de casa, já que a vacinação pode ser feita em qualquer unidade do município.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/A/Z1A6QtQqOjCJ2eoiHQzw/chuva-em-mra.jpg)
Chuva acompanhada com fortes ventos causou destelhamentos em Marília — Foto: Prefeitura de Marília/ Divulgação
- Escolas
A Secretaria Municipal da Educação também suspendeu aulas em unidades sem energia. As Escolas Municipais de Educação Infantil afetadas são: Colibri, Meu Anjo, Sítio do Pica Pau, Fernando Mauro, Saci Pererê, Chapeuzinho Vermelho, Bem-te-vi e Copo de Leite.
Entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, as aulas estão suspensas nas seguintes: Antônio Garcia Egéa, Paulo Freire, Nivando Mariano dos Santos e Nicácia Garcia Gil.
- Abastecimento de água
A tempestade com ventos fortes também comprometeu reservatórios da cidade. Segundo a Prefeitura, os sistemas já começaram a se recuperar, mas a normalização será gradual. Caminhões-pipa estão atendendo hospitais, escolas, UPAs e residências com necessidades médicas.
- Energia
A CPFL Paulista informou que equipes continuam os reparos na rede elétrica. Segundo a empresa, a maioria dos clientes já teve o serviço restabelecido, restando pontos críticos que exigem reconstrução de rede e substituição de postes.
📍 Botucatu
A Prefeitura de Botucatu decretou estado de calamidade pública após a tempestade com ventos de até 100 km/h registrada na segunda-feira (22).
Houve quedas de árvores, muros e estruturas em diferentes regiões, além da interrupção de água, energia e telefonia. Em um vídeo, funcionários registraram o momento em que um reservatório metálico caiu sobre um poste na avenida Dr. Vital Brasil (veja momento abaixo).

Reservatório de água cai de topo de prédio durante vendaval em Botucatu
Não houve registro de feridos. Segundo a prefeitura, equipes de várias secretarias trabalham na desobstrução de vias e no restabelecimento dos serviços.
📍 Pirajuí
Em Pirajuí (SP), os moradores ficaram sem sinal de televisão depois que os ventos fortes derrubaram a antena de telecomunicações da cidade. Ninguém ficou ferido.
A prefeitura, responsável pela estrutura, informou que estuda a instalação de uma nova torre, mas ainda não há prazo para a retomada do serviço.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/f/Yt9gsLT1a6fPfjBPEOzg/novo-projeto.png)
Torre de TV de Pirajuí (SP) cai e deixa cidade sem sinal de televisão — Foto: Reprodução
📍 Bariri
Em Bariri, duas adolescentes de 13 anos foram atingidas por uma árvore na saída da escola durante ventos de até 70 km/h.
Segundo a Defesa Civil, as adolescentes seguiam em direção ao carro dos pais, que estava estacionado na Praça Anita de Angelis Drefice, em frente à escola na Avenida Antônio Galizia, quando uma árvore de grande porte caiu sobre outro veículo estacionado e também sobre elas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/9/uDtuqgRnqfBYQjZXTKEw/whatsapp-image-2025-09-22-at-19.51.57.jpeg)
Estudantes são atingidas por queda de árvore na saída de escola durante temporal em Bariri — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Conforme apurações da TV TEM, as duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros com ajuda de profissionais de saúde que estavam no local.
Uma das estudantes sofreu deslocamento de fêmur, fraturas no braço e fissura na cabeça. A outra sofreu uma fratura no braço. Ambas estão conscientes, fora de risco e aguardam cirurgia.
📍 Jaú
Em Jaú, oscilações de energia afetaram o funcionamento de bombas de abastecimento de água, segundo a Prefeitura e a SAEMJA.
Podem ser impactados os bairros: Jardim Santa Helena, Jardim Odete, Jardim Sanzovo, Chácara Flora, Zonas Industriais 1 e 2, Vila Nova Jaú, Vila Industrial, Jardim Concha de Ouro, Jardim Estádio e os conjuntos Maria Luiza.
A concessionária Águas de Jahu foi acionada e um Gabinete de Crise foi criado para articular os reparos com CPFL e empresas de telefonia.. Problemas podem ser informados pelo WhatsApp (14) 3622-3033.
📍 Cândido Mota
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/u/r3LAMXS9yGkqtQUrGATw/whatsapp-image-2025-09-23-at-11.28.40.jpeg)
Escola Estadual Rachid Jabur foi atingida pela tempestade — Foto: Filipe Zampoli/TV TEM
Em Cândido Mota, parte do telhado da escola estadual Rachid Jabur foi arrancada com a força dos ventos. Nenhum aluno ficou ferido.
O bloco afetado está interditado e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação já enviou equipe para avaliar os danos. As aulas presenciais estão suspensas nesta terça-feira (23) e acontecem de forma remota. O retorno presencial está previsto para quarta-feira (24).