Produtores relatam perdas em granjas e na pecuária; cidade decretou situação de emergência e cerca de 5% dos moradores ainda seguem sem luz
Na zona rural de Laranjal Paulista (SP), moradores do bairro Morro Vermelho estão há três dias sem energia elétrica por causa do temporal que atingiu a cidade no domingo (21).
A família Petrin foi uma das mais afetadas. Parte da estrutura de um criadouro de aves caiu com a ventania e precisará passar por reparos, o que deve reduzir a quantidade de pintinhos recebida na próxima semana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/G/4MZwwPRHiiGSanUBAdUg/captura-de-tela-2025-09-24-153130.png)
Parte da estrutura de um criadouro de aves caiu com a ventania e precisará passar por reparos — Foto: Reprodução/TV TEM
Além disso, um dos bois do pecuarista Tiago Petrin morreu eletrocutado após a queda de um poste de madeira. Sem energia, a propriedade está sendo abastecida por um gerador, e a água para o gado precisa ser transportada em um tanque puxado por trator. Segundo Tiago, vizinhos também doaram água para ajudar a manter os animais.
Os estragos também afetaram a área urbana. No centro, comerciantes foram até as lojas na expectativa de que a energia tivesse sido restabelecida, mas encontraram a mesma situação de ontem. Segundo a prefeitura, cerca de 5% da cidade continua sem luz nesta terça-feira (23).
O comerciante Danilo Franguelli, que mantém uma loja de roupas e calçados há quase cinco décadas, contou que precisou dispensar funcionários. Já Silvia Almeida, dona de uma loja de cosméticos há 39 anos, disse que nunca tinha visto algo parecido.
O temporal também provocou queda de árvores, destelhamento de casas e danos em prédios públicos. Oito escolas suspenderam as aulas e cerca de 4 mil alunos foram afetados.
A prefeitura decretou situação de emergência e montou um gabinete de crise para agilizar os reparos. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Anderson José Gomes Martins, os principais problemas ainda são o fornecimento de energia elétrica e de água na zona rural.
Na segunda-feira (22), o município decretou situação de emergência e oito escolas haviam sido afetadas pelo temporal. Através de um comunicado, a prefeitura confirmou que as aulas retornam normalmente nesta quinta-feira (25) nas escolas municipais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/0/8vYLYyRgevXOAZNLiiPQ/captura-de-tela-2025-09-24-153159.png)
Sem energia, a propriedade está sendo abastecida por um gerador, e a água para o gado precisa ser transportada em um tanque puxado por trator. — Foto: Reprodução/TV TEM

Árvores caem em praça de Laranjal Paulista após tempestade na segunda-feira (22) — Foto: Reprodução/LP Informativo