Aplicativo desenvolvido na Fatec Botucatu ajuda a identificar pontos de proliferação da dengue

App é para mapear e acompanhar locais com risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Alunos e professor de Fatec criam aplicativo para mapear pontos de proliferação da dengue em Botucatu — Foto: Centro Paula Souza/divulgação

Os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o professor Geraldo de Nardi Junior, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu (SP), criaram um aplicativo para mapear pontos de proliferação da dengue no interior de São Paulo.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Denominado Dentracher, a ferramenta foi pensada para apoiar o combate à dengue, permitindo mapear e acompanhar locais com risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O aplicativo possibilita registro fotográfico, georreferenciamento e geração de relatórios, auxiliando órgãos de saúde a priorizar ações de campo.

Segundo Nardi, a ideia é agilizar campanhas de prevenção e até integrar as informações a bancos de dados municipais e estaduais.

“O sistema permite que qualquer pessoa registre pontos com lixo ou água parada e encaminhe as informações às autoridades sanitárias que também utilizam o aplicativo”, explica o docente.
Ainda em fase de aperfeiçoamento, o aplicativo não está disponível para download, mas já é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

“Essa conquista reforça a capacidade de transformar pesquisa em soluções práticas e mostra o amadurecimento da política de propriedade intelectual”, afirmou o coordenador da Fatec Botucatu, Gustavo Kimura Montanha.

Fonte: G1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados