Animal, com cerca de um mês de vida, foi encontrado na zona rural de Cerqueira César (SP) e passou por cirurgia no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) da Unesp de Botucatu (SP).

Um filhote de onça-parda que foi encontrado ferido no meio de uma plantação de cana-de-açúcar na zona rural de Cerqueira César (SP) está recebendo cuidados e passando por tratamento na Unesp de Botucatu (SP).
O animal, com cerca de um mês de vida, foi encontrado por trabalhadores durante a colheita de cana-de-açúcar. Ele foi resgatado e levado para o Hospital Veterinário do campus, referência nacional no atendimento a animais silvestres vítimas de atropelamentos, apreensões ou queimadas.
Segundo o veterinário Gabriel Corrêa de Camargo, do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), a onça chegou ao local com ferimentos graves, possivelmente causados por uma colheitadeira de cana.
“Ela passou por cirurgia devido às fraturas e segue em recuperação. Por ser muito nova, ainda é totalmente dependente da mãe e não teria condições de sobreviver sozinha na natureza”, explica em entrevista à TV TEM.
Os especialistas acreditam que o filhote tenha se perdido da mãe durante uma caçada, o que a deixou vulnerável. No Cempas, ele continua internado e recebe acompanhamento veterinário intensivo.
“Recebemos todo tipo de animal silvestre. Agora na primavera, muitos estão se reproduzindo, e com as queimadas, temos recebido vários feridos, queimados e atropelados”, conta o veterinário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/C/A/ucMVYoRyyq4JSkoZm0xw/g1-53-.jpg)
Filhote de onça-parda resgatado em plantação de cana recebe cuidados na Unesp de Botucatu — Foto: Adriano Baracho/TV Tem
Atualmente, o centro acolhe cerca de 150 animais de várias espécies, desde tucanos, corujas e macacos até lobos-guará e tamanduás-bandeira. Segundo o veterinário, nem todos chegam machucados, mas muitos são resgatados fugindo do fogo e da fumaça das áreas verdes.
Apesar da gravidade dos ferimentos, o filhote vem respondendo bem ao tratamento, e poderá se recuperar em segurança.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/p/wbEDRsQFadrOT4Yz0TxA/img-8466-frame-63.png)
Filhote de onça-parda resgatado em plantação de cana recebe cuidados na Unesp de Botucatu — Foto: Adriano Baracho/TV Tem
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/8/0t4BkaRgKz1JEkeMJadQ/g1-52-.jpg)
Filhote de onça-parda resgatado em plantação de cana recebe cuidados na Unesp de Botucatu — Foto: Adriano Baracho/TV Tem