Dia do Professor foi comemorado em todo o Brasil, na quarta-feira, 15

Na quarta-feira, 15, foi celebrado em todo o país, o Dia do Professor e para falar sobre esta profissão tão importante e essencial em nossa sociedade, o Tribuna Ourinhense entrevistou três professores da Rede Municipal de Ensino: Rosemiro AntônioBernardo Filho, Vanessa da Silva Souza e Andréia Civiero Costa de Luna, que nos relataram sua vivência como educadores, a importância da profissão e desta data. 

Bernardo Filho

Rosemiro Antônio Bernardo Filho atua na profissão há 11 anos, é formado em Ciências Biológicas, fez Mestrado em Genética, é pedagogo, matemático e educador físico e fez pós-graduação em educação Especial e Psicopedagogia e dá aula atualmente na EMEF Georgina Amaral Santos Lopes (CAIC) e nos falou sobre sua experiência como professor, a importância da data e deixou uma mensagem para quem pretende seguir esta carreira. “Eu acredito que meu despertar do desejo de ser professor se deu quando eu ainda era criança, e eu tinha uma biblioteca em casa, e emprestava livros para outras crianças, e eu era muito curioso, queria saber como o mundo funcionava, adorava mexer com insetos, me interessava pela área de Biologia e conheci alguns professores que me inspiraram. Minha família praticamente inteira é composta por professores e isso também me influenciou.  É uma profissão maravilhosa, é um trabalho muito sério porque trabalhamos com o futuro das pessoas e com o seu bem mais precioso que são os filhos. É uma responsabilidade muito grande e acredito que é minha missão na Terra.  Esta data é muito importante para as pessoas lembrarem dessa profissão, da dignidade do nosso trabalho, eu percebo que no Brasil, o educador é uma profissão desvalorizada, hoje a escola é um órgão social, nós trabalhamos com todos aspectos das pessoas. Para os jovens que pretendem seguir essa carreira, o que eu posso dizer é que tenham coragem, não é fácil, mas é muito prazeroso e muito importante, é a base de qualquer sociedade. Para mim que trabalho com as crianças, não há dinheiro que pague esse convívio com elas. Às vezes você chega mal ao trabalho e o carinho que recebemos deles, nos dá força. É preciso ter coragem e fazer a diferença, porque hoje a escola não é mais a mesma, trabalhamos com vários aspectos da criança tais como: o intelectual, autoestima, inteligência emocional, social e desenvolver habilidades, entre outras”, afirmou.       

Vanessa da Silva Souza

Vanessa da Silva Souza, tem 31 anos de profissão e dá aula na EMEF Professora Adelaide Pedroso Racanelllo desde 2001, quando se tornou professora efetiva no município de Ourinhos e nos falou sobre como despertou sua vocação, a importância do Dia do Professor e aconselhou os jovens que pretendem seguir esta carreira. “Sou de Piraju e iniciei minha carreira em minha cidade. Quando eu era criança brincava de “escolinha” com as outras crianças da rua e como aprendi a ler aos 5 anos, sempre era a professora. E ali despertou minha vontade de seguir a carreira de professor. No entanto, anos mais tarde ao perceber a desvalorização da profissão, deixei de lado a ideia. Quando terminei o 1º grau, minha mãe fez minha matrícula no Magistério, porém, eu queria fazer o técnico em Contabilidade. Fiz os dois Cursos, e como morava na zeladoria da escola, acabei dando aula antes mesmo de terminar o Magistério. A faculdade também veio meio que por acaso, na região, só tinha Jacarezinho com faculdade pública. Eu não queria fazer Direito e fiz Letras. E estou aqui, como professora de língua portuguesa até hoje. Penso que o Dia do Professor, assim como qualquer outra data comemorativa não deve se encerrar em si mesma. A nossa valorização profissional deve ser uma questão prioritária e deve ir muito além de um presente no meio do mês de outubro. O resgate do respeito dos estudantes pelo professor e a relevância da nossa ação na sociedade deve estar na lembrança de qualquer pessoa que saiba ler e escrever. Aos jovens que pensam em seguir essa profissão, meu conselho é: “Abracem a carreira com vontade nunca parem de estudar. Venham conscientes de que ensinar não é “bico”. Nossa remuneração não condiz, ainda, com a nossa importância na sociedade, mas sim, nós transformamos pessoas e essas pessoas vão transformar o mundo. Todo mundo tem um professor inesquecível. Essa é a única profissão que garante a imortalidade na memória das pessoas”, ressaltou.

Andreia Civiero Costa de Luna

Andreia Civiero Costa de Luna têm5 anos de profissão, atualmente leciona como Professora de Educação especial na EMEF PROF Nilse de Freitas, no 2 ° ano do ensino fundamental e nos contou sobre como surgiu o desejo de ser professora, o significado desta data e da profissão. “O desejo de ser professora surgiu aos 18 anos, mas fui ingressar na faculdade um pouco mais tarde com 25 anos, era um sonho que se tornou realidade após muita perseverança. O Dia dos Professores nos faz refletir a importância de cada educador, a responsabilidade que temos não e só transferir conhecimentos e transmitir saberes ao aluno. É construir vínculo afetivo, transformar vidas, criar possibilidades, desenvolver autonomia, formar um cidadão crítico”, afirmou.

Origem da Data

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas.

A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação”; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”

Assim, nos anos seguintes, as escolas da capital paulista adotaram a ideia de que esse dia fosse dedicado aos profissionais da educação.

Apesar disso, o Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo então presidente da República João Goulart.

Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.”

Ainda no dia 15 de outubro comemora-se o Dia da Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados

Perfil do Assistente