Pacientes denunciam que cancelamentos de exames e consultas pelo Sistema Único de saúde têm sido frequentes. Reclamações envolvem falhas no agendamento, falta de médicos e ausência de aviso prévio.
Pacientes de Bauru (SP) denunciaram, para a equipe de reportagem da TV TEM, a respeito de cancelamentos de consultas e exames marcados há meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As reclamações envolvem falhas no agendamento, falta de médicos e ausência de aviso prévio sobre os cancelamentos, o que tem deixado moradores sem atendimento e sem previsão para uma nova data.
Uma das pacientes afetadas é Ednalva Costa, de 56 anos. Ela sofre de ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, podendo levar à cegueira.

Pacientes de Bauru denunciam cancelamentos de exames e consultas no SUS após meses de espera — Foto: TV TEM/reprodução
A moradora relatou, em entrevista à TV TEM que, após esperar meses por uma ressonância no Hospital Estadual de Bauru, o exame foi cancelado dias antes da data marcada.
Segundo ela, o motivo seria a demissão do médico responsável pelo procedimento. “Cada dia que passa, eu estou perdendo mais a visão. Se aqui não tem condições, me mandem para outra cidade. Eu sou muito nova para estar perdendo assim”, relata.
Ela também conta que teve uma consulta com neurocirurgião desmarcada, sem previsão de remarcação.
Outro caso é o de Osnivaldo Santos, que esperava há mais de um ano por uma consulta com um otorrinolaringologista no AME de Bauru. Ele contou que confirmou o atendimento dias antes, mas, ao chegar ao local, descobriu que seu nome não constava na lista de agendamento.
“Fiquei sem saber o que fazer, já estou aguardando faz mais de um ano. Vou ter que entrar na fila de novo”, relata Osnivaldo em entrevista à TV TEM.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/B/7XKKvcTA60nYP5duOXeg/bau-img-osni-281025.transfer-frame-420.jpeg)
Pacientes de Bauru denunciam cancelamentos de exames e consultas no SUS após meses de espera — Foto: TV TEM/reprodução
Ambos afirmam não ter condições de pagar por consultas particulares, que podem custar até R$ 900, além dos exames complementares.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que “a unidade entrará em contato para informar a data do próximo retorno” de Ednalva, a que Osnivaldo “foi atendido em consulta no Centro de Especialidades Médicas Municipal na última quinta-feira (23) e, até o momento, não há registro no sistema de demanda para atendimento em serviço especializado.”
No entanto, o paciente nega a consulta e apresentou comprovante de agendamento para o dia 25. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru disse ainda que os atendimentos são realizados conforme ordem cronológica e critérios de urgência, e realiza reuniões com a Prefeitura para melhorar o gerenciamento da fila de espera por consultas e exames.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/A/ZAxFcGTjmIh65QNBUAyA/bau-img-edinalva-281025.transfer-frame-755.jpeg)
Pacientes de Bauru denunciam cancelamentos de exames e consultas no SUS após meses de espera — Foto: TV TEM/reprodução












