Atendimentos começaram na segunda-feira na Praça Mello Peixoto, com exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

A Carreta do Hospital de Amor de Barretos já está em Ourinhos, e os exames preventivos gratuitos já começaram. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher e Família, leva atendimento especializado às mulheres da cidade e região. Até o dia 5 de novembro, a unidade móvel estará estacionada na Praça Mello Peixoto, oferecendo exames gratuitos de mamografia e papanicolau (preventivo) em uma estrutura moderna e acolhedora.


A iniciativa é fruto de uma emenda impositiva da deputada federal Maria Rosas, que atendeu ao pedido da secretária municipal da Mulher e Família, Caroline Marvulli, com o objetivo de ampliar o acesso das ourinhenses aos exames preventivos e reforçar as ações de combate ao câncer de mama e do colo do útero — dois dos tipos mais incidentes entre as mulheres brasileiras.
Durante os três dias de atendimento, serão oferecidas 110 vagas por dia, sendo 60 para mamografia e 50 para o exame de papanicolau. Os exames são realizados de forma totalmente gratuita, dentro da estrutura da carreta, que conta com equipamentos modernos e equipe especializada. Após a realização dos exames, as pacientes poderão acessar os resultados de forma digital, por meio de uma plataforma virtual.
Em casos de diagnósticos positivos, o Hospital de Amor fará o acolhimento e dará início ao tratamento especializado. A Secretaria da Mulher e Família de Ourinhos convoca para que todas as mulheres dentro dos critérios compareçam à Praça Mello Peixoto e aproveitem essa oportunidade de cuidar da saúde com acolhimento, prevenção e amor.
Critérios para participação
*Exame de Papanicolau
Faixa etária: mulheres de 25 a 64 anos.
Exclusões: gestantes, mulheres fora da faixa etária, com diagnóstico positivo de câncer do colo do útero, em período menstrual (até 2 dias), ou que tenham usado ducha vaginal, pomada ginecológica ou tido relação sexual nas últimas 48 horas.
*Exame de Mamografia
Mulheres de 40 a 49 anos: exame anual.
Mulheres de 50 a 74 anos: exame a cada dois anos.
Exclusões: gestantes, mulheres fora da faixa etária ou com diagnóstico positivo de câncer de mama.
Documentos necessários
Para realizar os exames, é obrigatório apresentar xérox do CPF, RG (frente e verso), Cartão SUS e comprovante de residência. A ausência de qualquer um desses documentos impossibilita o atendimento.
Câncer de mama e do colo do útero: prevenção salva vidas
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, com taxa de incidência de 66,54 novos casos para cada 100 mil mulheres.
A detecção precoce é fundamental: exames de rotina e hábitos saudáveis podem reduzir significativamente o risco da doença.
O câncer do colo do útero, por sua vez, registra mais de 17 mil novos casos por ano e tem prevenção eficaz por meio da vacina contra o HPV e do exame de papanicolau.













