Doador de medula faz surpresa e aparece disfarçado na festa da transplantada; video

O jovem Arthur Colares, doador de medula fez uma surpresa emocionante para Ritcheli Stein, a paciente transplantada. Ele foi de MG até SC para se conhecerem, no aniversário dela. – Foto: redes sociais


Que emoção! Um doador de medula preparou uma surpresa e tanto para a transplantada. Após dois anos da cirurgia, ele foi até a festa de aniversário da ex-paciente para conhecê-la e o encontro dos dois foi tão lindo que o vídeo viralizou nas redes sociais.

Ritcheli Stein é de Santa Catarina, e foi salva da leucemia promielocítica aguda graças a boa ação do jovem Arthur Colares, de Minas Gerais. O encontro dos dois aconteceu através do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

O rapaz aproveitou o aniversário da transplantada para conhecê-la e celebrar mais um ano de vida dela. “Ele se tornou um amigo, alguém que faz parte da minha história”, contou Ritcheli.

Tratamento

Ritcheli descobriu a doença em 2021, depois de sentir fraqueza, sangramentos na gengiva e manchas roxas pelo corpo. Após o diagnóstico, iniciou a quimioterapia de forma imediata. No entanto, as recaídas exigiram um transplante de medula para garantir a cura definitiva.

A busca por um doador compatível foi feita pelo Redome e, felizmente, Arthur apareceu como a combinação ideal. Ele aceitou participar do processo sem hesitar, mesmo sem conhecer a paciente.

Os dois transplantes foram realizados no Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), único centro em Santa Catarina que realiza transplantes autólogos. Desde então, Ritcheli segue em recuperação, agradecendo à equipe médica e ao doador que lhe devolveu a saúde.

Importância do transplante

De acordo com o diretor-geral do Cepon, Dr. Marcelo Zanchet, o transplante de medula é um dos recursos mais poderosos no tratamento de doenças hematológicas graves, como leucemia e linfoma.

Entre janeiro e agosto de 2025, o Cepon já realizou 81 transplantes, número que demonstra o avanço e a importância desse tipo de procedimento. Em todo o estado, estima-se que cerca de 760 diagnósticos de leucemia sejam registrados até o fim do ano.

“O transplante é muitas vezes a única chance de cura. Por isso, cada novo doador representa esperança para centenas de pacientes que aguardam compatibilidade”, explicou o médico.

Como se tornar um doador

Para se tornar um doador é necessário atender a requisitos simples:

  • Ter entre 18 e 35 anos e estar em boas condições de saúde;
  • Doar uma pequena amostra de sangue, com cerca de 5 ml, para tipagem;
  • Ter os dados incluídos no Redome, o registro nacional de doadores.

FONTE: SNB

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados