Vereador Sargento Sérgio apresenta Requerimento defendendo retorno do atendimento local do 190 e alerta para falhas do sistema centralizado

Durante a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos, realizada no último dia 3, o vereador Sargento Sérgio apresentou o Requerimento nº 1460/2025, que trata de uma das principais preocupações da população: a segurança pública.

O documento solicita à Administração Municipal que oficie o Governo do Estado de São Paulo, pedindo o agendamento de uma reunião com o governador do Estado e o secretário estadual de Segurança Pública, com a participação do prefeito de Ourinhos e de uma representação da Câmara Municipal, para discutir as dificuldades enfrentadas no atendimento do telefone de emergência 190 na região de Bauru.

O requerimento, de autoria do vereador Sargento Sérgio e assinado por todos os 15 vereadores da Casa, busca soluções para os constantes problemas de atendimento e tempo de resposta do serviço, que hoje é centralizado no COPOM de Bauru, responsável por atender 93 municípios da região.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Segundo o vereador, desde a centralização do serviço em 2015, o sistema vem apresentando falhas graves, prejudicando o atendimento às ocorrências e comprometendo a confiança da população. “O que vemos hoje é uma população que, diante da demora ou da dificuldade de ser atendida pelo 190, acaba recorrendo à Guarda Civil Municipal, o que sobrecarrega o trabalho da GCM”, destacou Sargento Sérgio.

O parlamentar defende que o Governo do Estado reveja o modelo adotado e devolva aos municípios a autonomia do atendimento local do 190, como já ocorre em São Paulo, onde servidores municipais cedidos pelas prefeituras atuam nesse serviço. “O modelo de atendimento centralizado está errado. Outros estados não adotam esse formato. O resultado, se o governo fizesse uma pesquisa de satisfação, seria desastroso: quase ninguém está satisfeito”, afirmou o vereador.

Com 25 anos de experiência na polícia Militar, Sargento Sérgio reforçou seu respeito e admiração pela instituição, mas criticou a forma como o sistema tem sido conduzido. “Defendo e valorizo a árdua missão e a história da nossa Polícia Militar, que tem quase 200 anos de serviços prestados. Mas esse modelo centralizado de atendimento está levando a PM ao descrédito, especialmente no interior do Estado”.

Por fim, o vereador enfatizou que apenas uma caravana de prefeitos e vereadores ao Palácio dos Bandeirantes poderá sensibilizar o governo e provocar mudanças efetivas. “Esperamos o apoio do prefeito Guilherme, para que convoque as cidades da região e, juntos, possamos ir até São Paulo levar nossa reivindicação. Não é uma crítica à PM, é um apelo por um sistema que funcione e que atenda com eficiência os 120 mil habitantes de Ourinhos e as demais cidades da região”.

Após o pronunciamento, diversos vereadores também manifestaram-se favoráveis ao Requerimento, monstrando o descontentamento da população.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados