Explosão na Esplanada deixa feridos em estado grave; 27 passam por avaliação

Corpo de Bombeiros está atendendo vítimas neste momento, com um caso grave de um trabalhador

Explosão em subestação de energia no Ministério da Igualdade Racial provoca incêndio e deixa feridos. Ao menos um trabalhador foi socorrido em estado grave – (crédito: Leticia Mouhamad)

Três trabalhadores foram hospitalizados, um deles com 60% do corpo queimado, após uma explosão na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (25/11). As vítimas faziam a manutenção na subestação de energia que abastece o prédio que abriga os ministérios da Igualdade Racial e o de Agricultura e Pecuária.


--- Publicidade 1 ---

Anúncio 1

Todo o edifício precisou ser esvaziado pela brigada de incêndio. Enquanto isso, militares do Corpo de Bombeiros atendiam os trabalhadores vítimas da explosão e também servidores dos ministérios que inalaram muita fumaça.

Até às 11h40, o balanço de vítimas era:

  • Dois trabalhadores com queimaduras, um deles em estado grave levados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran);
  • Um trabalhador que desceu para socorrer os amigos, levado para o Hran com intoxicação por fumaça;
  • 27 trabalhadores dos ministérios atendidos pelos bombeiros com intoxicação por inalação de fumaça;
  • TrÊs trabalhadores dos ministérios levados para o hospital (bombeiros não informaram qual)

Nota da CEB Ipes
A CEB IPes informa que o quadro de comando responsável pelo acionamento da iluminação das Esplanada dos Ministérios está localizado dentro da subestação de uso compartilhado com a distribuidora de energia. Nesta terça-feira, durante serviço de manutenção, ocorreu um acidente envolvendo um funcionário terceirizado, que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados. Ele recebeu atendimento imediato do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao hospital.

A CEB IPes acompanha de perto a situação do prestador de serviço e ressalta que a subestação está com a situação totalmente controlada.

Nota do governo federal
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa sobre o incidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na área externa o Bloco C na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A ocorrência teve início com um curto circuito elétrico em razão de uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação localizada na área externa do lado oeste do bloco C.

Em razão do curto houve um princípio de incêndio que foi debelado pelas equipes de brigada de incêndio do prédio e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A fumaça atingiu o interior do bloco C e houve necessidade de evacuação imediata. As equipes responsáveis atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação.

Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros outras 20 pessoas foram atendidas no local. polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem no bloco C.

A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI, responsável pela gestão administrativa do Bloco C — que abriga seis ministérios (MGI, MDA, MDS, MIR, MMulheres e MPI) — solicitou aos dirigentes dessas pastas que orientem seus trabalhadores e trabalhadoras a cumprirem a jornada de hoje em teletrabalho.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados