A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Ourinhos deu início à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, um movimento que reforça o papel fundamental dos homens na prevenção e no enfrentamento da violência contra as mulheres.
A iniciativa integra o calendário de ações da Procuradoria da Mulher neste mês de dezembro, período em que todo o país mobiliza esforços para ampliar a conscientização sobre o tema.
A campanha, de alcance internacional, surgiu em 1991, no Canadá, como resposta a um trágico episódio de violência contra mulheres. Desde então, o Laço Branco se tornou símbolo do compromisso dos homens com o respeito, a igualdade e a não violência. No Brasil, a mobilização ganhou força com a Lei Federal nº 11.489/2007, que instituiu 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Meninos e Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Em Ourinhos, a Procuradoria da Mulher intensificará o diálogo com a comunidade por meio de uma grande estratégia de comunicação multicanal. A campanha contará com: ações nas redes sociais da Procuradoria e da Câmara, também intervenções especiais na TV e Rádio Câmara, distribuição de cartazes e panfletos informativos à população em diversos pontos da cidade e parceria com empresas e instituições para distribuição do material informativo.
A Procuradora da Mulher na Câmara ressalta que a campanha é voltada especialmente aos homens, que têm papel decisivo na mudança cultural necessária para romper ciclos de violência.
“Ser homem é ter coragem: coragem de respeitar, de acolher e de dizer ‘comigo, não’ diante de qualquer forma de violência”, afirma a Procuradora Especial da Mulher, Fernanda Corazza.
A campanha reforça ainda os canais oficiais de denúncia e orientação disponíveis em Ourinhos e em todo o país:
• 180 – Central de Atendimento à Mulher
• 190 – polícia Militar
• 153 – Guarda Civil Municipal de Ourinhos
• 14 3302 4370 – Procuradoria da Mulher – Câmara Municipal de Ourinhos
Com o slogan “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, a Procuradoria da Mulher convida toda a sociedade a participar ativamente da campanha, usando o laço branco e difundindo atitudes de respeito e proteção.











