Projeto de incentivo às bibliotecas encerra ano de atividades com programação especial em Bauru

O projeto “Bibliotecas Vivas em Bauru” fecha 2025 com música e celebração das atividades realizadas ao longo no ano em Bauru (SP).

Na quinta-feira (18), às 19h30, a Biblioteca Rodrigues de Abreu recebe o show gratuito de José Eduardo Gil e do Duo Serrapilheira, marcando o encerramento das ações que buscam aproximar a comunidade da literatura, da arte e dos espaços públicos de leitura.

Desde junho, quando as atividades começaram, o projeto trouxe para as bibliotecas municipais de Bauru diversas ações, entre elas, a primeira intervenção visual nos prédios das bibliotecas, realizada na Ramal do Geisel sob coordenação de Dora Locatelli e João Pedro Bueno, com novas instalações previstas para 2026.

As ações alcançaram um público de mil pessoas, contribuindo com a formação cultural e com a economia Criativa da cidade.

  • Veja abaixo os vídeos mais acessados no g1:

Coordenado por Talita Neves da Alumia Criativa e Valsineire Castro da Giralua Teatro, por meio da Associação de Teatro de Bauru e região (ATB) e com apoio e parceria da Divisão das Bibliotecas Municipais de Bauru através da Secretaria Municipal de Cultura, o “Bibliotecas Vivas em Bauru” tem como foco transformar as bibliotecas em ambientes vivos, dinâmicos e integrados aos territórios.

“Tem sido uma experiência muito especial ver a dimensão que o projeto ganhou nesses meses. A circulação das atividades, a resposta das pessoas e a dedicação das equipes, especialmente da Biblioteca Central, têm sido fundamentais para construir esse caminho e para fortalecer os espaços públicos de leitura na cidade”, afirma Talita.

A Biblioteca Rodrigues de Abreu (Central) fica na Avenida Nações Unidas, quadra 8. A entrada para show de encerramento do projeto de 2025 é gratuita.

Ações para 2026

Com atividades planejadas até agosto de 2026, as expectativas para o próximo ano incluem novos formatos e ampliação da programação.

Estão previstos shows, saraus, slam, clube do livro, apresentações teatrais, conversas com escritores, leituras dramáticas e o fortalecimento das ações que conectam literatura, oralidade e territórios.

O foco é ampliar a participação e aproximar a comunidade bauruense do universo da leitura e da literatura.


Fonte Original: G1 Bauru e Marília

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitados