Um dos animais foi encontrado morto e outros estavam gravemente debilitados; apesar das evidências, responsáveis não foram presos em flagrante.

Caso foi registrado no plantão policial, os donos dos animais não foram presos. — Foto: Carla Monteiro/g1
Seis animais em situação extrema de maus-tratos foram resgatados de uma residência em Itapetininga (SP) após dois dias de denúncias recorrentes. O imóvel pertence a um casal, segundo informações da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) do município.
A ocorrência foi constatada após acionamento das autoridades. A equipe responsável esteve no local acompanhada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e encontrou um cenário considerado chocante pelos agentes.
Dentro da casa, havia um animal morto. Outro apresentava o olho praticamente para fora da órbita. Também foi localizado um filhote e outros cães extremamente debilitados, infestados por pulgas e carrapatos, vivendo em ambiente insalubre, sem acesso a cuidados básicos, alimentação adequada ou assistência veterinária.
Diante do flagrante, todos os animais sobreviventes foram resgatados e encaminhados para a uma clínica veterinária onde permanecem internados sob cuidados médicos intensivos. Cada animal passa por avaliação individual, com elaboração de laudos técnicos, além de registros fotográficos e em vídeo que, segundo a Uipa, comprovam a prática do crime de maus-tratos.
As equipes da GCM e da Uipa acompanharam o caso na delegacia, onde a ocorrência foi apresentada ao delegado de plantão. Os responsáveis pelos animais não foram presos. O caso será investigado pela polícia Civil.











