
A banana é versátil. Vai na bolsa para o lanche e em receitas doces e salgadas, mas muitos evitam por medo de ficar com o intestino preso
Pessoas que têm o intestino preso costumam fugir de alguns alimentos por medo de agravar a constipação. A banana é frequentemente colocada nesta lista, mas nutricionistas chamam atenção ao fato de que a fruta não “prende” nem “solta” o intestino de forma isolada.
“O efeito da banana sobre o funcionamento intestinal depende principalmente do grau de maturação, da quantidade consumida e, sobretudo, do contexto alimentar como um todo”, esclarece a nutricionista Ana Carolina Teixeira, da Clinica Evoá, em Brasília.
Quando a banana está mais verde, ela apresenta maior teor de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é totalmente digerido no intestino delgado. Esse amido torna a digestão mais lenta e pode reduzir o ritmo do trânsito intestinal em algumas pessoas, especialmente quando há baixo consumo de líquidos.
Leia também:
“Por isso, indivíduos com tendência à constipação podem perceber que a banana menos madura ‘prende’ o intestino — não por ser prejudicial, mas por suas características digestivas específicas”, aponta.
Banana madura pode até ajudar no intestino preso
À medida que amadurece, a composição da fruta muda. A banana amarela, especialmente a com pequenas pintas escuras na casca, contém menor quantidade de amido resistente e maior proporção de fibras solúveis, como a pectina. Estas fibras absorvem água, ajudam na formação do bolo fecal e favorecem um trânsito intestinal mais regular, podendo inclusive facilitar a evacuação em pessoas com intestino preso.
Mas quando passam do ponto e se tornam muito maduras, passam a ter alto teor de FODMAP, carboidratos de cadeia curta que não são completamente digeridos ou absorvidos pelo intestino. Segundo a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, nesses casos elas podem levar à diarreia ou constipação em pessoas com síndrome do intestino irritável ou alguma alteração gastrointestinal.
“Além do mais, a banana é fonte de histamina e quanto mais madura, mais histamina possui. Pessoas com intolerância à histamina podem apresentar quadros de diarreia ou constipação ao consumir alimentos fonte de histamina”, explica.

Benefícios da banana
Beatriz aponta que a banana é rica em fibras, magnésio, vitamina B6, além de ser um alimento fonte de prebiótico, que traz benefícios para a saúde intestinal.
Atenção à quantidade
A quantidade ingerida também influencia esse efeito. Para a maioria das pessoas, o consumo de uma banana por dia, inserida em uma alimentação equilibrada, tende a contribuir positivamente para o funcionamento intestinal. Por outro lado, o consumo excessivo por uma pessoa que não bebe água adequadamente pode favorecer a constipação, independentemente do estágio de maturação da fruta.
Ana Carolina orienta que as pessoas com constipação não devem deixar de comer banana. O ideal é ajustar o contexto. “Opte por bananas bem maduras, garanta boa ingestão hídrica e associe o consumo a outras fontes de fibras, como aveia, chia, frutas, legumes e verduras”, indica a nutricionista.
Segundo a nutricionista Beatriz Fausto, cada pessoa deve analisar individualmente a quantidade tolerada. “Sugere-se que quem tem constipação intestinal evite a banana verde e que observe se há piora do quadro ao consumir bananas muito maduras”, conta.
Fonte Original: Metrópoles












